ESTILO INOVAçãO & TECNOLOGIA

Sustentabilidade: Japan House São Paulo conquista certificação LEED pela segunda vez

Selo reconhece construções sustentáveis e instituição cultural conta com patrocínio e soluções da Mitsubishi Electric Brasil

A Japan House São Paulo acaba de reconquistar a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), em parceria com a Mitsubishi Electric Brasil. A primeira certificação foi obtida em 2017, graças ao alinhamento entre projeto arquitetônico e soluções sustentáveis.

Equilibrio de Daisy Balloon na Japan House São Paulo (Foto: Marina Melchers)

“Soluções tecnológicas avançadas não apenas garantem uma experiência agradável para os seus visitantes, mas também contribuem para a eficiência energética e a redução do impacto ambiental. Além disso, com a instalação de produtos como ar-condicionado, elevadores, sistema de automação predial, inversores de frequência para controle de bombas de água e secadores de mãos, proporcionamos um ambiente confortável e funcional, ao mesmo tempo em que promovemos a sustentabilidade”, diz Pedro Okuhara, Especialista de Produto da Mitsubishi Electric Brasil.

LEIA TAMBÉM: ARTIGO | Indústria 6.0: é hora de se concentrar nos seres humanos

Desafios da certificação

“A obtenção da primeira certificação LEED, há três anos, apresentou desafios significativos, mas as soluções da Mitsubishi Electric desempenharam um papel fundamental nesse processo. Inicialmente, compreender os conceitos e regulamentos ambientais foi complexo, e soluções de alta qualidade e eficiência foram essenciais para atender aos requisitos do Selo LEED. Além disso, a coleta de dados e informações exigiu a revisão de processos internos, em que as nossas soluções proporcionaram eficiência energética e sustentabilidade, contribuindo para a obtenção da certificação”, lembra Okuhara.

(Foto: Wagner Romano)

E as vantagens logo começaram a aparecer. “No processo de certificação conseguimos, mediante medições, identificar o vazamento de água. O processo foi muito benéfico, pois aumentamos, também, o controle e a visualização dos consumos de luz e água”, lembra Claudio Kurita, diretor de operações da Japan House São Paulo.

Agora, na recertificação, a auditoria ocorreu de forma mais fluida. Kurita destaca que foi “muito mais fácil do que o da certificação; pois o processo já era conhecido, sabíamos todos os dados necessários. Inclusive, como os pré-requisitos já eram atendidos, foi muito mais simples”.

A certificação reconhece construçoes que trabalham a gestão de resíduos, o conforto dos usuários, a promoção de transportes alternativo e otimizam o consumo de energia e água, resultando em menor agressão ao meio ambiente.

Esforço reforça valores milenares

Para o especialista da Mitsubishi Electric, “esse esforço resultou em benefícios para a organização interna da instituição, fortalecendo sua estrutura e comprovando o seu compromisso com a excelência e responsabilidade ambiental”.

Kurita destaca que “a certificação ‘caminha de mãos dadas’ com o conceito do mottainai (que trata do não-desperdício), intrinsecamente ligado à sustentabilidade. A Japan House foi criada para transmitir conceitos do Japão de hoje, cujos valores são na maioria milenares, e mostrar como esses valores são adotados em nossa operação do dia a dia é essencial”.

Deixe um comentário