ESTILO INOVAçãO & TECNOLOGIA

Curitiba 329 anos: 5 lugares para consumir inovação na cidade

Curitiba tem despontado cada vez mais no cenário nacional e internacional como um hub de inovação e startups de sucesso. Desde 2019, a cidade já ganhou três unicórnios (como são chamadas as startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão): Ebanx, MadeiraMadeira e Olist. 

Para comemorar o aniversário desta capital tão inovadora e empreendedora, a TOPVIEW separou cinco lugares em que é possível consumir inovações e tecnologias disruptivas, além de fazer muito networking. Confira: 

LEIA TAMBÉM: Curitiba 329 anos: 5 restaurantes IMPERDÍVEIS da capital paranaense

Engenho da Inovação – Vale do Pinhão

Uma cidade inteligente se desenvolve economicamente ao mesmo tempo que aumenta a qualidade de vida de seus cidadãos. Para promover ações nesse sentido, a Prefeitura de Curitiba, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, criou o programa Vale do Pinhão. O propósito é fortalecer e potencializar o ambiente de inovação por meio do empreendedorismo, economia criativa e tecnologia para transformar Curitiba em uma cidade cada vez mais inteligente. 

O Vale do Pinhão envolve secretarias municipais e o ecossistema de inovação de Curitiba, que é composto por todos atores cujo o objetivo é o desenvolvimento de inovação: universidades, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, centros de pesquisa e desenvolvimento, startups e movimentos culturais e criativos.

(Foto: Cido Marques)

Worktiba 

Primeiro coworking público do Brasil, o Worktiba é um projeto criado pela Prefeitura Municipal de Curitiba e executado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. Para utilizar o espaço, é preciso se inscrever em um edital, e os selecionados deverão comprometer-se a participar do desenvolvimento de um projeto colaborativo em prol da sociedade. 

O uso do espaço deve ser feito por pessoas físicas, startups ou empresas relacionados com:

  • Inovação tecnológica, incremental ou disruptiva;
  • Impacto socioambiental;
  • Economia criativa e/ou colaborativa. 
(Foto: reprodução)

Distrito Spark CWB

O Distrito Spark CWB é um hub de inovação – localizado no prédio da FAE Business School – com o propósito de conectar startups, corporações, investidores e universidades em um só lugar para fomentar o desenvolvimento de novas soluções e o avanço tecnológico do mercado e da sociedade. Tudo isso por meio de um ambiente de troca e compartilhamento. 

O hub de inovação é focado em Indústrias 4.0: a proposta é transformar os meios de produção e trazer novas formas de pensar com base em Inteligência Artificial. Entre as empresas presentes no espaço, estão alguns nomes como Bosch, Grupo Barigui e Rumo.

(Foto: reprodução)

HIPE

Em setembro de 2021, Curitiba ganhou mais um hub de inovação, dessa vez voltado para startups de varejo: o Hipe Innovation Center, no Rebouças. O local tem espaço colaborativo de 2 mil m², com 300 posições de trabalho para até 30 startups, e também possui o Hipe Lab, um Laboratório Virtual de Autosserviço para pesquisas de desenvolvimento tecnológico.

(Foto: Pedro Ribas/ SMCS)

Impact Hub Curitiba

A jornada da Impact Hub pela capital paranaense começou no ano de 2011, com o objetivo de, junto com pessoas inspiradoras, transformar a cidade para melhor e causar impacto positivo na comunidade. Com a sede localizada na Fábrika de Curitiba, em um espaço inspirador, harmônico e muito charmoso, o Impact Hub Curitiba gera novas experiências, engajando agentes de transformação para impactar a comunidade.

(Foto: reprodução)

Deixe um comentário