ESTILO INOVAçãO & TECNOLOGIA

Crescimento de tendências tecnológicas impactam o mundo em 2023

No mundo da tecnologia, o primeiro semestre de 2023 foi marcado pelo crescimento e impacto causados pelas IAs (inteligências artificiais) em diversos setores, principalmente em relação à produção de conteúdo, automação de tarefas e análise de dados. Algumas tendências se sobressaíram nos noticiários, tais como o ChatGPT, para produção e edição de textos, o Midjourney e o Stable Difusion, para criação e manipulação de imagens, e o Adobe Firefly para criação e edição de vídeos.

LEIA TAMBÉM: ARTIGO! Atendimento humano com e sem Inteligência Artificial

Segundo Rafael Lagrange, responsável pelo relacionamento da SuperGeeks, um movimento que vem crescendo de mãos dadas com os assistentes virtuais é o da conexão entre o mundo digital e físico através da integração de tecnologias, como a realidade aumentada (AR), a realidade virtual (VR) e a Internet das Coisas (IoT). Essa integração amplia os recursos para criação de ambientes, cidades e ferramentas cada vez mais inteligentes, além de proporcionar experiências mais imersivas e interativas para os usuários.

Esse movimento também é potencializado com o surgimento da Web 3.0, que promete uma internet descentralizada, por meio de uma estrutura baseada em blockchain e criptografia, garantindo mais segurança, privacidade e controle sobre os dados que circulam pela rede. Além disso, os avanços do Wireless com as redes 5G proporcionam mais velocidade e conectividade para todos os dispositivos.

Vale ressaltar que todas essas inovações estão passando por um processo de desenvolvimento e implementaçãoo que ainda levará tempo para que elas estejam completamente presentes no nosso dia a dia. Apesar dos avanços, a sociedade ainda vai precisar se adaptar, estudando e criando uma infraestrutura que seja capaz não só de levar essas tecnologias para as pessoas, mas também de capacitá-las para lidar com elas.

“Embora milhares de profissionais entrem no mercado de tecnologia todos os anos, ainda há uma escassez de pessoas para trabalhar na área, o que pode dificultar a transformação digital do país se não houver investimento em educação e treinamento”, afirma Ítalo Pereira, responsável pelo pedagógico da SuperGeeks. Dados da Google apontam que em 2023 o Brasil terá um déficit de 530 mil profissionais de tecnologia, que será ainda maior com o crescimento das inteligências artificiais.

É importante o domínio dessas tecnologias enquanto ainda estão em suas fases iniciais de aplicação

Deixe um comentário