ESTILO

Honda apresenta o HR-V

Por Alice Duarte

Com lançamento muito aguardado pelo mercado, o novo Honda HR-V, apresentado simultaneamente em todo Brasil na última sexta-feira (20), promete ser um divisor de águas para a marca japonesa. Além de trazer um design jovial e sedutor, o modelo inova ao reunir as qualidades de carros de diversos segmentos: possui o charme de um coupé, a funcionalidade de uma minivan e a postura robusta e imponente de um SUV. Com este novo posicionamento de mercado, a Honda busca atender às novas demandas e, com isso, atrair novos consumidores. “A Honda costuma ter clientes muito fiéis, que sempre compram modelos da marca e passam essa tradição para toda a família”, diz o gerente de marcas Alexandre Allage, da concessionária Honda Prixx.

As portas traseiras trazem maçanetas embutidas, reforçando a esportividade do design coupé.
As portas traseiras trazem maçanetas embutidas, reforçando a esportividade do design coupé.

Produzido na fábrica de Sumaré (SP), o utilitário esportivo vem para rivalizar com o Ford EcoSport e o Renault Duster. Os valores variam de R$ 69,9 mil (versão LX MT, de entrada) a R$ 88,7 mil (versão EXL CVT), com acréscimo de R$ 1.200 para pintura metálica e perolizada.

Com tração dianteira e motor 1.8 i-VTEC, o HR-V vem com o econômico câmbio CVT (transmissão continuamente variável, na sigla em inglês) – disponível também na versão de entrada (LX CVT) –, que possui conversor de torque e uma excelente elasticidade de giro, o que melhora a tração em baixas velocidades, proporcionando uma resposta mais rápida e aceleração linear. Com esta combinação, o HR-V promete performance com economia de combustível. A versão top de linha (EXL) ainda possui paddle shift (aleta, “borboletas”) no volante e sete marchas simuladas.

O toque arrojado do HR-V fica por conta da frente da carroceria, que exibe uma grade larga com acabamento em black piano, com o conjunto de faróis alongados que se estendem até o para-lama, representando a atual identidade visual da Honda: Solid Wing Face. As maçanetas embutidas nas portas traseiras e as luzes de LEDs nas lanternas, luzes de freio e brake light dão um toque requintado e ao mesmo tempo esportivo ao modelo.

Cockpit: tecnologia e conforto

Amplo espaço e praticidade são os pontos fortes do interior do HR-V. Seu cockpit com design esportivo e ao mesmo tempo sofisticado acomoda com conforto até cinco ocupantes. Destaque para o console central elevado, que cria ambientes exclusivos para o motorista e o passageiro da frente, e o design de superfície com materiais macios ao toque, combinando áreas de couro e tecido.

Com design jovial e sedutor do HR-V, Honda busca atrair novos clientes.
Com design jovial e sedutor do HR-V, Honda busca atrair novos clientes.

O painel de instrumentos é moderno e de fácil leitura – com a opção de personalizar a cor do aro que circula o velocímetro nas cores amarelo, laranja, vermelho, rosa, roxo, azul ou branco. O painel também possui amplas saídas de ar com fluxo diferenciado. Entre os itens de série, o modelo vem com ar-condicionado, freio de estacionamento com acionamento eletrônico, vidros elétricos com um toque para subida/descida, assistente de partida em rampa, freios ABS, rodas de 17”, sistema de áudio com CD player e duas entradas USB. O cliente também leva controle de tração/estabilidade VSA e o sistema de direção MA-EPS, que interpretam o movimento do motorista facilitando ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando a retomada do controle do veículo. Além disso, o HR-V é o primeiro veículo com produção nacional a trazer freio de estacionamento eletrônico e sistema Brake Hold de série, que aciona e libera o freio de estacionamento automaticamente em congestionamentos.

Na configuração EXL, top de linha, o ar-condicionado é digital, os comandos são touch screen, há airbags frontais e laterais, além do sistema multimídia com monitor multi touch screen de 7” e navegador integrado ao painel. O display também exibe imagem da câmera de ré com três modos de visão, incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de guia acompanha a rotação do volante. As versões EX e EXL possuem ainda piloto automático e volante com revestimento em couro. Todas as versões são equipadas com HFT (Hands Free Telephone) por meio de comandos no volante.

FICHA TÉCNICA
Motor: 1.8 i-VTEC, flex, 4 cilindros em linha, 16V
Potência: 139 cv a 6.300 rpm (etanol); 140 cv a 6.500 rpm (gasolina)
Torque: 17,44 kgfm a 5.000 rpm (etanol); 17,34 kgfm a 4.800 rpm (gasolina) Transmissão: Manual com seis velocidades (versão LX) e automática CVT (versões LX CVT, EX CVT e EXL CVT). A configuração top de linha ainda possui paddle shift (aleta) no volante e sete marchas simuladas. Tração dianteira
Pneus: 215/55 R17
Direção: Elétrica
Comprimento: 4.295 mm
Altura: 1.586 mm
Entre-eixos: 2.610 mm
Largura: 1.770 mm
Porta-malas: 437 litros
Garantia: 3 anos, sem limite de quilometragem

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