ESTILO GASTRONOMIA

Ásia & América Latina: fusão entre culinárias japonesa e peruana são destaque no Nuu Nikkei

Duas tradições gastronômicas separadas por um oceano – e unidas pela criatividade e dedicação à boa cozinha. Curitiba conta com um restaurante especializado em mesclar referências do Japão e do Peru em pratos contemporâneos com muito sabor: o Nuu Nikkei. O conceito sofisticado conquista o público, e o resultado pode ser visto na ampliação do atendimento. Além de funcionar para jantar, de terça a domingo, a casa tem agora almoço no fim de semana.

Nuu Nikkei - Polvo ao Carvão - foto por Jennyfer Almeida França
Polvo ao Carvão (Foto: Jennyfer Almeida França)

LEIA TAMBÉM: Wine & Tapas: Paco – Cocina y Bar oferece open de vinhos e aperitivos

O nome da casa referencia a cozinha Nikkei, que é a fusão das tradições peruana e japonesa. A relação das culturas se estreitou com a chegada de imigrantes asiáticos na costa sul-americana no século XX. É desse encontro que nasce um dos pratos mais conhecidos que conquista os restaurantes recentemente, o ceviche. Mas o estilo Nikkei guarda muito mais sabores a serem explorados, que poucos espaços têm apresentado no cenário brasileiro.

Tanto que foi só em São Paulo que os sócios Luiz Araújo e Lucas Freitas foram encontrar a cozinha Nikkei, em um formato que os encantou. A paixão pela gastronomia os instigou a trazer para Curitiba não apenas o estilo como também o chef referência nessa gastronomia: Carlos Alata. Atuando inicialmente como consultor, acabou assumindo de vez a cozinha do Nuu Nikkei.

CONFIRA: Essen Biergarten: Curitiba ganha novo espaço de lazer e gastronomia alemã

Inaugurada em 2017, a casa funciona no sistema à la carte, apresentando pratos clássicos, releituras e criações originais. Depois de cinco anos funcionando apenas no jantar, com um público consolidado, o Nuu Nikkei passa a abrir também para almoço. As sábados e domingos, abre do meio-dia às 15h, com rolha livre.

Destaques gastronômicos do Nuu Nikkei

“O ceviche é uma ótima forma de iniciar a explorar os sabores da cozinha Nikkei”, opina Luiz Araújo. O Peruvian Classic, como o nome diz, resgata a tradição peruana levando na receita peixe branco, leite de tigre (um preparado de limão, água e temperos como coentro, sal e cebola), batata doce e milhos peruanos. “Os milhos do Peru, com suas inúmeras variedades, são uma das principais características dessa fusão peruana e japonesa que funciona tão bem no menu Nikkei”, comenta. Já um ceviche com toque contemporâneo é o de Salmão, que leva ainda pepino e physalis ao molho sweet pimenta-biquinho e finalizado com coco.

Nuu Nikkei - Ceviche Peruvian Classic - foto por Jennyfer Almeida França
Ceviche Peruvian Classic (Foto: Jennyfer Almeida França)

Para as entradas frias, pode-se provar os Tiraditos, outro prato que vem popularizando essa cozinha, lembrando um sashimi oriental com pitadas da cozinha latina. O Tiradito Lima, por exemplo, tem camarão grelhado com lâminas de peixe branco, edamame e molho peruano. Quem busca experimentar o toque da casa aproveita o Avocado Nikkei, um tartar de salmão ao molho sweet spicy misso com quinoa crocante e chips de guioza. Uma surpresa saborosa na parte de entradas quentes é o Black Duck Gyoza, de pato confitado com vegetais e purê de maçã ao molho doce cítrico.

O Sushi Bar traz formatos clássicos da gastronomia japonesa, sempre com opções inovadoras e releituras. Uma delas é o Porco Batayaki, um niguiri de porco confitado e selado ao molho teriyaki artesanal com chalaquita. Já o Jo Foie Gras tem atum com foie gras, selado e levando ainda teriyaki especial. Os combinados de sushis e sashimis são outra escolha interessante, bem como o clássico Yakissoba.

O menu tem outras criações interessantes como o Mignon Nuu. Aqui, o mignon é preparado ao molho de vinho tinto e apresentado com batata gratinada com parmesão, especiarias asiáticas e perfume de trufa. Já o Polvo ao Carvão tem polco ao molho anticuchero e missô, cebola confitada, azeitonas, ragu de pimentão e batatas rústicas.

Serviço

Onde: R. Fernando Simas, 333 – Bigorrilho

Contato: clique aqui.

Instagram: clique aqui.

Deixe um comentário