ESTILO GASTRONOMIA

Tradição japonesa com releitura peruana vira prato exclusivo no Nuu Nikkei

Sakana Nuu é prato versátil e saboroso do restaurante contemporâneo, com diferentes versões

Um prato exclusivo que passa pela tradição japonesa com toque da cozinha peruana em um resultado saboroso é destaque do Nuu Nikkei. A casa apresenta o Sakana Nuu, um prato exclusivo que traz essas referências com um resultado contemporâneo e especial, em cinco versões – que levam diferentes proteínas à escolha do cliente.

LEIA TAMBÉM: Punk Cuisine revela novo menu com degustação inovadora e sabores únicos

Nuu Nikkei – Sakana Nuu de Lagosta (Foto: Jennyfer França)

A palavra “sakana” no japonês se originou de pratos servidos como acompanhamento do saquê, e que, ao longo do tempo, a palavra também se tornou sinônimo de peixe. Geralmente não são considerados pratos porque não são acompanhados por arroz, mas são bem versáteis, aceitando ingredientes que vão dos vegetais como vagem e repolho até carne grelhada e peixe, e mais consistentes do que uma entrada. Mas a recriação do prato no Nuu Nikkei transforma o prato.

O chef da casa, Carlos Alata, aproveita essa versatilidade do sakana para apresentar o Sakana Nuu, que traz o arroz para o pedido, com forte presença da influência do Peru. “O Sakana Nuu é um dos pratos que está desde nosso primeiro menu, há sete anos, e caiu no gosto do curitibano”, revela Alata.

Nuu Nikkei – Sakana Nuu de Lagosta (Foto: Jennyfer França)

O molho leva pimenta amarela peruana, que deixa o arroz cremoso e com sabor intenso. A pedida ainda recebe shitake e queijo parmesão. São cinco opções de proteína para combinar ao prato: peixe branco, atum, lagosta, camarão ou salmão, sempre finalizadas com manteiga cítrica, dando um gosto diferencial. Por combinar peixes ou frutos do mar com arroz, o Sakana Nuu já ganha mais ares de prato principal, mas continua sendo ótima pedida para saborear com saquê.

Além do Sakana Nuu, o Nuu Nikkei tem outros sabores marcantes que aliam referências peruana e japonesa em pratos contemporâneos. Há escolhas como os Tiraditos Lima para entrada (que apresentam camarão grelhado com lâmnias de peixe branco, edamame e molho peruano), ou ainda o Gyoza do Sul (um gyoza recheado com camarões ao wok, shitake e cebola caramelizada ao molho peruano chupe).

Deixe um comentário