Au-Au Lanches: O prensado mais querido da cidade
Se hoje Curitiba está tomada por hambúrgueres artesanais a R$ 10 e fish and chips de qualidade servidos em cones de papel, esse movimento deve muito ao Au-Au Lanches. A rede de lanchonetes, famosa pelos cachorros-quentes – e vencedora do Prêmio TOPVIEW Gastronomia 2017 na categoria Melhor Comida de Rua –, foi uma das precursoras desse movimento de comer na calçada, em uma época em que isso não era comum. “O ‘fazer um lanche’ era ir à padaria comer um bauru”, lembra César Brecailo, sócio-proprietário e o principal responsável pela parte operacional e de desenvolvimento de produto da rede. Ele divide o comando da empresa com o irmão mais novo, Fabio, à frente do financeiro.
De quando seu Luiz Gonzaga Brecailo, o patriarca, preferiu trabalhar com o tradicional lanche de pão com vina a ser radialista em Londrina (PR), lá se vão mais de 40 anos. Ao trazer os carrinhos para Curitiba, os lanches iam até as pessoas, nas esquinas da cidade. Eram 25 quando, lá pela década de 1980, durante o segundo mandato de Jaime Lerner na prefeitura, uma lei proibiu o comércio ambulante. Começava aí a primeira reinvenção do Au-Au.
“A gente preserva os carrinhos na frente [do Au-Au] justamente para fazer a manutenção dessa tradição.”
Alto paladar democrático
Com um público já consolidado, a família decidiu abrir na rua Carlos de Carvalho um comércio físico: inicialmente, serviam sorvetes no balcão e tinham carrinhos de cachorro-quente na frente, nos moldes de hoje. “A gente preserva os carrinhos justamente para fazer a manutenção dessa tradição”, explica César, que nunca considerou não trabalhar na empresa do pai e, hoje, aos 50 anos, está à frente das 12 lojas próprias da marca. Da janela do seu escritório, também na Carlos de Carvalho, ele tem uma vista privilegiada da primeira loja. Quando não está ali, o empresário provavelmente está na academia, jogando beach tennis, com a família – é casado com a psicóloga Alessandra e tem três filhos, Luis Cesar (28), Isabella (23) e Gabriel (10) – ou escrevendo sobre sua maior paixão: música.
Só a banda irlandesa U2 ele já viu ao vivo em Istambul, Atenas, Londres, Amsterdam, Tampa, Los Angeles, Chicago e São Paulo. Assistiu a David Bowie e Paul McCartney duas vezes cada. Bob Dylan, três. Da sua lista, só faltou riscar dois nomes: Leonard Cohen e Tom Petty, já falecidos. Dessa paixão veio o convite para assinar o blog Música Urbana, no portal da Gazeta do Povo. “Mas isso toma 10% do meu tempo. É um hobby. E mesmo que os cachorros-quentes sejam o carro-chefe, hoje a marca é muito mais do que lanches. Ao oferecer saladas, risotos, massas caseiras e sobremesas com insumos de alta qualidade, mas a preços muito competitivos – as refeições começam em R$ 23,90 –, o “family restaurant” democratizou o acesso dos curitibanos à gastronomia, na medida em que precisou, novamente, reinventar o cardápio, atendendo à mudança de consumo do curitibano. “Não queremos ser restaurante. Somos uma lanchonete que vende produtos com qualidade de restaurante”, define César, com a franqueza de quem vê o preço como importante aliado. “Não queremos ser mais que isso, queremos oferecer mais que isso.”
*Matéria publicada originalmente na edição 214 da revista TOPVIEW