Receitas TOPVIEW para um almoço de Páscoa comfort food <3

Das nossas famílias para a sua: receitas TOPVIEW para um almoço de Páscoa comfort food <3

Com muito carinho, a redação TOPVIEW compartilhou um cardápio completo para o seu almoço de domingo de Páscoa com entrada, prato principal e sobremesa

1621 0
Compartilhe
almoco de Pascoa

Se você ainda não tem ideia do que servir na Páscoa, que está chegando, este post é para você. Com a ajuda de três integrantes da redação TOPVIEW montamos um cardápio completo de almoço de Páscoa. Temos a Brandade de Bacalhau do marido da Luise Takashina (editora chefe), a Torta de Bacalhau com Palmito da mãe da Nicole Smicelato (estagiária de impresso) e o Pavê de Abacaxi da avó da Greyci Casagrande (editora online). Receitas de família, feitas sempre com amor e carinho, e que agora podem entrar também para a tradição da sua. 

Receitas de família para o almoço de Páscoa

Entrada: Brandade de Bacalhau do Luciano, marido da editora chefe, Luise Takashina

Foi para uma Sexta-feira Santa que meu marido, Luciano, decidiu pesquisar uma receita diferente com bacalhau para a Páscoa. Acabou encontrando a da brandade, e foi um sucesso lá em casa. Isso foi há três anos. Desde então, o prato já foi repetido em outras ocasiões. O bom é que a brandade funciona tanto como um patê, no caso de uma entrada, como um prato principal que combina com outros acompanhamentos, como uma salada. Este ano, vamos fazer em casa novamente, com certeza!

Ingredientes 

400 g de bacalhau desfiado
500 g de de batata
2 dentes de alho
¼ de maço de salsinha
½ xícara (chá) de creme de leite fresco
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
noz-moscada a gosto
2 colheres (sopa) de azeite
6 fatias de pão torrado (de sua preferência)

Modo de preparo

Se o bacalhau estiver salgado, coloque-o numa tigela com bastante água. Troque a água da tigela de 1 em 1 hora, durante 5 horas. Numa panela, coloque as batatas, cubra com água e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe para fogo médio e deixe cozinhar por 30 minutos ou até que estejam macias. Retire do fogo e escorra a água. Deixe esfriar o suficiente para conseguir manusear. Descasque as batatas e amasse com um garfo ou passe pelo espremedor.

Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Descasque os dentes de alho. No liquidificador, coloque o purê de batatas, o bacalhau, o alho e o creme de leite. Tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora e noz-moscada ralada. Bata em velocidade alta até obter uma massa homogênea. Transfira a massa para uma travessa refratária. Leve-a ao forno preaquecido e deixe assar até dourar.

Lave e seque a salsinha, pique bem as folhas. Sirva a brandade generosamente sobre as fatias de pão torrado. Regue com o azeite de oliva e salpique com a salsinha. 

Prato principal: Torta de Bacalhau com Palmito da Rose, mãe da Nicole Smicelato, estagiária de impresso

A família inteira espera as datas especiais para ver o que vai sair da cozinha da chef Rose, e na Páscoa não é diferente. O sucesso da mesa é a Torta de Bacalhau com Palmito. É uma mistura do peixe tradicional da data e o sabor especial de tempero caseiro. É um prato leve, com poucos ingredientes e fácil de fazer. Uma opção ideal para quem tem famílias numerosas, como a minha! Vai deixar todo mundo querendo mais.

Ingredientes

1 kg de bacalhau
2 kg de palmito natural previamente ralado e cozido
12 ovos
350 ml de azeite de oliva
200 g de azeitona
Tomate
Alho bem picado, colorau e cebolas em rodelas
Tempero verde a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo

Numa panela cozinhe o bacalhau e depois de cozido desfie. Escorra bem palmito e reserve. Refogue o bacalhau e o palmito em azeite por 20 minutos juntamente com tomate, alho, colorau, cebolas, tempero verde e parte da azeitona sem caroço. Despeje 6 ovos e misture por 5 minutos. Unte as assadeiras com azeite e despeje o mexido.  Bata os ovos que restaram e despeje uniformemente por cima e enfeite com cebolas e azeitonas. Deixe assar por 40 minutos em temperatura média.

Sobremesa: Pavê de Abacaxi da dona Acedina, avó da Greyci Casagrande, editora online

Não é bem uma receita de Páscoa, mas está em todas as confraternizações da minha família, desde que me conheço por gente. É uma das muitas heranças deixadas pela minha avó materna, Acedina, e faz muito sucesso não só entre nós, mas entre amigos e outras pessoas que provam pela primeira vez. Acho que é porque não é extremamente doce, é bem equilibrada e muito fresca (muito pelo uso de abacaxi e coco). Por isso, importante usar um abacaxi fresco e coco natural, nada de pacotinho. Espero que gostem. 🙂

Ingredientes

1 litro de leite integral
1 lata de leite condensado
3 ovos (separar as gemas das claras)
3 colheres de amido de milho
1 abacaxi descascado e cortado em cubos
6 colheres de sopa de açúcar refinado
1 caixinha de creme de leite integral
1 coco ralado natural

Modo de preparo

Cozinhe o abacaxi com três colheres de açúcar, até a fruta ficar macia. Escorra a água (que pode ser usada depois para a base de um suco) e deixe o abacaxi esfriar naturalmente. Em uma panela, coloque o leite, o leite condensado, as gemas e o amido dissolvido em um pouquinho daquele leite. Mexa até engrossar. Reserve.  Na batedeira, bata as três claras em ponto de neve com três colheres de açúcar e o creme de leite. Reserve.

Montagem

Em uma travessa de vidro retangular ou oval, despeje o creme morno e cubra com o abacaxi já frio. Por cima, coloque o creme branco de claras e, por último, o coco natural ralado. Imprescindível que seja natural, faz toda a diferença na receita! Deixa na geladeira por pelo menos 2h e sirva bem geladinho. <3

Neste Artigo

Converse com a Gente