ESTILO

Family Trip: o fortalecimento de memórias afetivas com o ecoturismo

Para criar memórias afetivas com meus três filhos e meu marido, passamos um final de semana junto à natureza no Hotel Fazenda Itáytyba, pertinho do Cânion Guartelá

No momento em que vivemos, nossa mente e nosso corpo pedem dias especiais ao lado da família, não é? Melhor ainda quando conhecemos a história escrita ao longo dos tempos por gerações e podemos ensinar aos nossos filhos conceitos importantes sobre a preservação da nossa região.

Compartilhar experiências e criar memórias afetivas é algo incrível. Em Tibagi, região dos Campos Gerais, onde fica o Cânion Guartelá, um dos maiores do Brasil em extensão (32 km), hospedamo-nos no Hotel Fazenda Itáytyba, (recomendado pela Canaã Viagens e Turismo), um complexo de ecoturismo e turismo rural localizado no topo de um morro com floresta preservada. Construído em uma área que foi devastada pelo fogo na década de 1960, o Itáytyba foi idealizado para proporcionar uma experiência única e exclusiva.

Por ser intimista, o atendimento é caloroso. Logo na chegada, já nos sentimos seguros, porque o hotel possui certificações e protocolos de segurança em relação à Covid-19. A estrutura de cada cômodo nos remete à hospedagem em uma fazenda, com direito à lareira e a móveis rústicos, criando um clima aconchegante, propício para recarregar as energias.

Dispondo de inúmeros passeios, como trilhas com guias que permitem a interação com a natureza, fizemos um passeio pela propriedade até as cachoeiras e a Casa de Memórias Nhá Tota, onde viajamos no tempo por meio de objetos e imagens. Pela manhã, tivemos a experiência de uma cavalgada depois de bebermos um café tropeiro, preparado aos nossos olhos em um fogão à lenha. Por falar nisso, deliciamo-nos com as refeições feitas com ingredientes orgânicos e fresquinhos da horta.

Existem muitas opções de lazer: as crianças aproveitaram a piscina aquecida e as demais atividades recreativas; já os pais curtiram a sauna e o bar, tomando uma cachaça do Alambique do Isidoro.

Na margem direita do Cânion Guartelá, em sua parte mais profunda, existe um mirante, que possibilita a vista frontal da Cachoeira Ponte de Pedra, do Parque Estadual do Guartelá, que tive o privilégio de ver com minha família. Que delícia passar dias assim, né? Com certeza, voltaremos para conhecer tudo o que eles têm a oferecer! E aí? Bora lá?

(Foto: Arquivo Pessoal)

Distância até Itáytyba

Curitiba = 230 KM
Ponta Grossa = 110 KM
Londrina = 210 KM
Maringá = 270 KM

*Coluna originalmente publicada na edição #250 da revista TOPVIEW. 

Deixe um comentário