ESTILO

Resort na Bahia oferece experiência de ecoturismo na Costa do Cacau

Casa de Passeios oferece diversas atividades inesquecíveis na natureza

A região da Costa do Cacau é indicada aos viajantes que desejam escapar de badalações e aproveitar a natureza. O Txai Resort Itacaré está ao centro de tudo. Localizado a uma hora de Ilhéus, o resort abriga 38 bangalôs distribuídos em uma área de 92 hectares em meio à uma região de proteção ambiental e na rota da passagem de baleias, golfinhos e tartarugas marinhas.

Quem busca por novas experiências, inclusive com emoção e aventura tem destino certo. Além de toda a estrutura para famílias, os hóspedes do resort contam com o serviço da Casa de Passeios, que disponibiliza guias qualificados e treinados para todas as atividades. Com a finalidade de minimizar o impacto ambiental, o local promove atividades de ecoturismo que respeitam a biodiversidade da região, rodeada pela Mata Atlântica.

Uma das atividades propostas é o passeio pela cachoeira do Tijuípe. Com águas límpidas e cristalinas, o Rio Tijuípe nasce na Serra do Conduru, percorrendo toda a extensão do Parque Estadual da Serra do Conduru, unidade de conservação de grande biodiversidade no Sul da Bahia. A atividade, com duração de 1h30, conta um percurso de 10 minutos de carro e uma curta caminhada por um dos principais cenários da região: a Mata Atlântica local, até a queda d’água para um delicioso e energizante banho de cachoeira.

Outra sugestão é subir a Foz do Rio de Contas até a cachoeira do Rio do Engenho. Partindo do hotel em direção à Itacaré, os hóspedes embarcam em uma pequena lancha do tipo voadeira e sobem o Rio das Contas (que nasce a 620 km na Chapada Diamantina). Durante a experiência, os viajantes passam por manguezais, um dos maiores ecossistemas de vida marinha do planeta, até chegar à cachoeira do Rio do Engenho, popularmente conhecida como Cachoeira do Cleandro para desfrutar de um banho revigorante.

Já o passeio pela Baía de Camamú, terceira maior baía do país que abriga uma variedade de ilhas, praias e um dos maiores remanescentes de manguezais do litoral brasileiro. Saindo do Txai, os viajantes seguem até Camamu, onde têm a oportunidade de conhecerem o Estaleiro Camarada, de propriedade de sr. Eupídio, popularmente conhecido como “Veio Retado”, figura lendária muito conhecida na região por suas embarcações produzidas ainda hoje em formato artesanal e único.

Em seguida, os visitantes seguem para a Marina de São Jorge e embarcam em uma lancha que desce o Rio Acaraí, adentrando a Baía de Camamu e visitando as principais ilhas, até o Farol da Ponta do Mutá, extremo norte da Península de Maraú.

Durante o passeio há uma parada para um delicioso almoço em restaurante da comunidade pesqueira, onde é possível desfrutar de um menu variado de frutos do mar. Em seguida, o passeio continua com a subida pelo Rio Maraú, um dos principais afluentes da região, contornando uma variedade de ilhas. É neste momento que acontece um dos momentos mais esperados da experiência: um banho na Cachoeira do Tremembé, com suas águas que desaguam direto no mar.

Deixe um comentário