Especialista explica como o design thinking influência nos projetos de interiores
O design thinking traz a ideia de pensar como um designer, ou seja, agregar praticidade e utilidades à um local. Relacionado ao design de interiores, esse conceito é uma tendência no cenário corporativo por propor inovações no cotidiano da empresa que impactam diretamente no fluxo de trabalho.
A designer de interiores Marli Assis explica a influência do design thinking em seus projetos. “A intenção é sempre buscar entender o que os usuários precisam naquele ambiente, o que poderia potencializar as atividades realizadas e a partir disso criar condições criativas possibilitadas por novas tecnologias e estudos mais aprofundados sobre a influência do Design no dia a dia”, explica Marli.
Por andar muito alinhado com a inovação, esse conceito acompanha algumas outras ideias importantes para o futuro. “A sustentabilidade é muito importante para o design thinking. Tanto trazendo o bem estar da natureza para o ambiente de trabalho, quanto buscando reduzir o consumo de materiais e também uma estrutura mais aberta e igualitária”, ressalta a profissional.
Acompanhando o rumo de grandes empresas do ramo da tecnologia, a projeção do futuro com mais tecnologia e interação é essencial. “O design thinking busca também estar um passo à frente, as vezes projetando soluções que habilitem novas estruturas corporativas mais colaborativas e abertas para ideias”, conta Marli.
Alguns outros elementos da cultura organizacional colaboram para um design mais eficiente. “Pensar na experiência do usuário é uma regra básica para oferecer um produto de qualidade, tanto para clientes como para colaboradores. Além disso, os valores, objetivos e características da instituição podem estar presentes fisicamente no ambiente através de escolhas de layouts e outras questões do projeto, cativando todos os envolvidos” Encerra a Designer.