Quer ter um escritório de sucesso? Conheça algumas dicas de ouro
Para a arte da transformação de espaços, nós, arquitetos, temos a missão de interpretar os hábitos e comportamentos para materializar o sonho dos nossos clientes, tarefa que está muito além de um escritório. Por uma arquitetura de identidade e personalidade, buscamos a harmonia das formas, cores e texturas, porém, além desse desafio, precisamos estar à frente de resoluções técnicas para uma boa execução.
O projeto precisa estar bem alinhado, antevendo soluções e compatibilizado às diversas disciplinas, como elétrica, hidráulica, ar condicionado, estrutura, luminotécnica e detalhes técnicos que facilitam o serviço de uma série de fornecedores envolvidos.
Percebo que a evolução para gerir uma equipe de sucesso – e, assim, completar os projetos de maneira eficaz e excepcional –, é enxergar os integrantes da equipe de forma mais humana, valorizá-los e liderá-los definindo focos e instigando todos a desenvolverem um bom trabalho.
Na SCK Arquitetura, temos sempre o foco em executar as atividades com maestria, buscar entender o nosso negócio e estudar formas de aprimorar as etapas de desenvolvimento. Foi então que o coach Rafael Pompeo iniciou o treinamento da nossa equipe.
Mesmo sendo um escritório de arquitetura, observo que esses pontos se aplicam para qualquer tipo de negócio, por isso, vou compartilhar com vocês:
– É preciso gerar a consciência de que uma vida pessoal harmônica contribui para uma vida profissional mais estruturada.
– É necessário fazer uma análise do ano anterior e medir o nível de satisfação dos clientes. E, então, definir o que é possível fazer para o novo ano que se inicia.
-Definir a missão de seu negócio, o que dialoga um pouco com o marketing.
-Ter a inovação constante como um dos pilares do crescimento do negócio. É importante, em um cenário de alta competitividade, apresentar diferenciais de mercado.
-Trabalhar na captação de novos clientes e parceiros comerciais.
-Gerar um código de conduta dentro da equipe para que os clientes sintam que existe uma preocupação pela harmonia do trabalho. Para isso, é preciso trabalhar contra a hierarquização da geração de soluções e ter em mente que cada membro da equipe, independentemente de sua função, pode gerar uma solução que possa beneficiar a todos.
-Definir os papéis de cada integrante da equipe. As tarefas devem estar delegadas de acordo com a capacitação de cada integrante.
-Para que o cliente sinta-se seguro, é fundamental que as atividades contratadas estejam bem estabelecidas e explicadas, preferencialmente descritas em contrato, para que não haja dúvidas.
*Coluna publicada originalmente na edição 219 da revista TOPVIEW