ESTILO

Dia das Mães: Como harmonizar um bom vinho nessa data comemorativa

Este Dia das Mães tem tudo para ser muito especial. Após uma pandemia que distanciou a família dos encontros carinhosos e físicos, agora é a hora de recuperar o tempo perdido e aumentar a conexão com aquela que é a maior referência: a mãe. Para o dia se tornar mais especial, um bom almoço ou jantar pode ser elaborado, e a TOPVIEW junto com a especialista em vinhos Elis Cabanilhas te ajudam a harmonizar os melhores vinhos com as mais diversas opções de refeições.

(Foto: Pexels)

Confira os vinhos que Elis indica para combinar com cada tipo de prato:

Carne vermelha

(Foto: Pexels)

Quando pensamos em carnes num dia especial como Dia das Mães, geralmente o corte utilizado é o Filé Mignon. Uma carne nobre, com pouca gordura, mas extremamente macia e suculenta. Para harmonizar, o ideal é um vinho elaborado com as uvas Grenache, também conhecida como Garnacha ou, ainda, um Tempranillo ou Merlot, agradam muito as mamães e são ótimas pedidas para acompanhar um almoço especial. Um bom Bordeaux, um blend francês do Haut-Médoc, já entrega mais sofisticação e complexidade para acompanhar carnes.

  • Sugestão de vinho: Château Caronne Ste Gemme
  • Sugestão de vinho: Nuestro 8 meses
  • Sugestão de vinho: Mil Histórias Garnacha

Frutos do mar

(Foto: Pexels)

Quando falamos em peixes, temos algumas opções diversas que também influenciam na escolha do vinho. No caso do Salmão, um peixe mais gorduroso, fica muito bem com um rosé com boa estrutura. O Pinot Noir do mignon também pode ser uma opção para quem não abre mão de um tinto, mesmo para apreciar com um peixe. Agora, quando o preparo é com peixe branco, precisamos de um vinho mais leve, mais delicado. Um italiano de Pinot Grigio fica incrível.

  • Sugestão de vinho: Le Rosé de Floridene
  • Sugestão de vinho: Corbelli Pinot Grigio

Refeição sem carne

(Foto: Pexels)

Mais uma vez, o Pinot Noir pode ser a pedida do almoço de Dias das Mães. Vinhos mais leves como Pinot e Merlot acompanham bem refeições sem carnes, como massas e risotos com legumes. Se o preparo da massa tiver molho branco ou queijo, um vinho branco mais untuoso, elaborados com a uva Chardonnay ou Albariño, pode ser uma boa pedida. Eles vão acompanhar os pratos com delicadeza, valorizando seu sabor. Massas com molhos que levam bastante tomate são perfeitos com tintos italianos elaborados com Sangiovese ou Nero D’Avola.

  • Sugestão de vinho: Chan de Rosas Albariño Clássico

Sobremesa

(Foto: Pexels)

Aqui, o cenário pode ser muito diverso. Sobremesas como bolos recheados, cheesecake com calda de frutas, saladas de frutas, ou ainda uma torta de maçã, são perfeitos com um moscatel brasileiro. Sobremesas a base de chocolate, mais marcantes, pedem um vinho do Porto Tawny. Quando os doces levam doce de leite ou baunilha, leite e ovos – como pudins e cremè Brûlée – um vinho de colheita tardia, fica muito bem.

  • Sugestão de vinho: Messias Porto Ruby
  • Sugestão de vinho: Casa Perini Espumante Moscatel

Todos os vinhos, exceto o espumante Moscatel, são da importadora Porto a Porto.

Deixe um comentário