ESTILO

Curitiba 328 anos: Parque Tanguá

Confira o conteúdo publicado no Caderno Especial Curitiba 328 anos, na edição 247 da revista

Um dos pontos turísticos de Curitiba que mais guarda surpresas e que, muitas vezes, é pouco explorado. Falo do Parque Tanguá. Entre as dezenas de vezes em que eu frequentei o local – desde a minha infância, quando visitava Curitiba aos finais de semana, e até mesmo depois que passei a morar por aqui –, posso afirmar que todas sempre me trouxeram surpresas, seja por uma nova descoberta ou por um momento especial do dia.

Lá, há um mirante em semicírculo que proporciona uma linda vista da cidade – e uma ainda mais especial do pôr do sol. Esse espaço, inclusive, fica em cima de um paredão de uma antiga pedreira. Na área superior, temos o Jardim Poty Lazzarotto, que foi inaugurado em 1998. O nome é uma homenagem ao artista local homônimo, cujas obras, inclusive, foram tombadas pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (CEPHA) e reconhecidas como Patrimônio Cultural do Paraná.

É engraçado pensar que, para mim, o Tanguá sempre está em primeiro lugar quando quero apresentar os pontos turísticos de Curitiba para um amigo ou familiar que não conhece a cidade. É realmente muito incrível saber um pouco mais sobre como o parque faz parte da história de Curitiba, afinal, ele foi construído em uma pedreira, na década de 1970, e inaugurado em 1996.

Talvez esse meu apego seja justamente por conta do tamanho monumental ou pelo cenário que o Tanguá oferece ou, até mesmo, pelo túnel que “corta” a pedreira ao meio. De alguma maneira, no meu entendimento, essa região é carregada de energia – uma energia boa. Não menos importante – ao contrário –, o parque garante a preservação da bacia norte do Rio Barigui, bem próximo à sua nascente, no município de Almirante Tamandaré.

Curitiba está completando 328 anos e tenho certeza de que o Tanguá, um espaço magnífico de 235 mil m², é uma peça fundamental para fazer com que a nossa cidade seja tão linda como é.

João Prospiter
@prospiter
Embaixador de Lifestyle

*Matéria originalmente publicada no Caderno Especial Curitiba 328 anos, na edição #247 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário