ESTILO

Curitiba 328 anos: Parque Barigui

Confira o conteúdo publicado no Caderno Especial Curitiba 328 anos, na edição 247 da revista

Todo paranaense é apaixonado e tem orgulho da capital do nosso estado. Entre tantos pontos turísticos, eu, sendo de Ponta Grossa, ao falar sobre o assunto, penso logo no Parque Barigui – justamente por estar na entrada da cidade e trazer todo aquele ambiente de verde junto à paisagem urbana.

Com origem indígena, o nome significa “rio do fruto espinhoso”, em alusão às pinhas das araucárias nativas, ainda remanescentes. O lugar foi transformado em parque em 1972 pelo então prefeito Jaime Lerner. Por sua localização, próximo ao centro da cidade, e sua infraestrutura, o Barigui é o parque preferido dos curitibanos para contemplação da natureza, atividades esportivas, passeios e lazer.

Inclusive, desde pequena, sempre quando ia a Curitiba com minha família, passávamos pelo parque. Eu ficava encantada com o tamanho, com a imensidão do lugar, praticamente no meio da cidade. E toda a vista que o lago
do rio Barigui nos traz, aproximando a natureza, faz com que nossa capital nunca perca esse ar de interior. Nos três bosques, constituídos por capões de floresta primária nativa e por florestas secundárias, vários animais buscam refúgio: garças-brancas, preás, quero-queros e tico-ticos.

Como sempre gostei de atividade física, sempre soube que ali é o lugar para fazer uma caminhada perto da natureza, da água e dos animais. As pistas que permitem aos visitantes andarem de bicicleta e patins em volta do lago – seja em um dia lindo de sol ou em um superfrio de Curitiba, com a geada no rio – sugerem um caminho para contemplar tudo naquela região e guardar ótimas lembranças da cidade.

É bom relembrar que, com sorte, o visitante poderá encontrar, também, uma das figuras mais populares da cidade: o polêmico jacaré do Barigui. Trata-se de um jacaré-do-papo-amarelo adulto que costumeiramente toma seus banhos de sol às margens do lago. Há anos, ele vive no local sem nunca ter incomodado os demais usuários do parque.

Ane Calixto Ruh
@anecalixto
Embaixadora dos Campos Gerais

*Matéria originalmente publicada no Caderno Especial Curitiba 328 anos, na edição #247 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário