CULTURA CINEMA

Retrato íntimo de um jovem gênio da moda

O documentário Wonder Boy acompanha a busca do designer francês Olivier Rousteing por suas origens

A expressão em inglês wonder boy, que dá título ao premiado documentário sobre o designer de moda francês Olivier Rousteing, pode ser traduzida livremente como “garoto prodígio”, faz todo o sentido.

Depois de estudar na Ecole Supérieure des Arts et Techniques de la Mode (ESMOD), em Paris, com apenas 18 anos começou a trabalhar em Milão, como assistente nos estúdios do italiano Roberto Cavalli, onde se tornou chefe da divisão feminina de modas.

Em 2011, aos 21, Rousteing chegou ao cargo de diretor criativo da marca Balmain, referência na alta-costura mundial, a rejuvenescendo e a tornando muito mais lucrativa.

Wonder Boy, contudo, não é um filme de teor publicitário, centrado (apenas) na trajetória do designer. O documentário de Anissa Bonnefont, em cartaz na Netflix e vencedor do César (o Oscar do cinema francês), tem outro foco.

Apesar de ser um dos nomes mais festejados da moda mundial, Rousteing tem uma grande angústia.

Adotado ainda bebê por um casal de Bordeaux, cidade do sudeste da França, o estilista sempre quis conhecer suas origens, possivelmente africanas, saber quem são seus pais biológicos. O filme trata dessa busca.

Sem excessos sentimentais, Wonder Boy acompanha em detalhes o dia a dia de Olivier, revelando os bastidores de seu processo de criação na Balmain, os desfiles e suas relações com sua família e colaboradores, com o objetivo de permitir ao público conhecer quem ele é no trabalho e na intimidade. No centro da narrativa, no entanto, está seu embate com as autoridades para saber mais sobre sua adoção.

Na França, não é permitido o acesso aos nomes dos pais biológicos de uma criança dada à adoção, se essa permissão não for expressamente concedida, e a mãe de Olivier, ao entregá-lo, em 1985, deixou claro que não queria ter qualquer contato com ele. Mesmo diante desse impedimento, ele não desiste e tenta descobrir tudo o que for possível a respeito de suas raízes. 

O resultado dessa investigação cinematográfica é muito emocionante e revela a face mais humana de um jovem e genial criador, que tem entre suas clientes Rihanna, Beyoncé, Kim Kardashian, Juliette Binoche e Jennifer Lopez, entre outros.

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*Coluna originalmente publicada na edição #252 da revista TOPVIEW.

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