CULTURA ARTES

Don’t touch, it’s art: curso em Curitiba ensina a como apreciar obras de arte

Como apreciar uma obra de arte, aproveitando tudo que ela tem a oferecer e informar? Esse é o tema de um curso gratuito promovido pelo Solar do Rosário no dia 29 de outubro (sábado). Chamado de Imersão em Apreciação Artística, o conteúdo será apresentado pelo professor e artista plástico Julio Fernandes, que entre outros títulos é Mestre em Artes pela Universidade de Leiden, na Holanda. O evento acontece das 9h às 18h, com intervalo do meio-dia às 13h30.

As vagas são limitadas e inscrições prévias devem ser feitas pelo telefone (41) 3225-6232, na secretaria do Solar do Rosário, um centro cultural mantido pela iniciativa privada que completou 30 anos de atividade em maio.

O curso tem duas partes. Na teórica, o Julio Fernandes introduz teorias de percepção artística e técnicas de pintura e escultura, entre outros temas. Na prática, será realizada uma “maratona de apreciação”, com uma seleção de 10 obras dos mais diferentes estilos e técnicas, que estão entre os ícones da arte mundial.

“Este novo curso aborda a apreciação artística de forma dinâmica e intimista sobre bases científicas e psicanalíticas”, define o Fernandes. “Também mostramos como aproveitar melhor a visita a museus e exposições”.

O segmento do curso que traz a análise de obras consagradas é bem informal e com interações entre o grupo de alunos. “Prefiro pensar em abordagens que fujam da rigidez e, ao mesmo tempo, colocando informações técnicas indispensáveis”, revela.

A sistemática do mestre permite ao aluno absorver conhecimento e aprimorar sua sensibilidade. “O objetivo é proporcionar momentos agradáveis de deleite artístico e apurar o que cada um traz de si ao contemplar cada obra”, explica. “E a escolha pelos trabalhos a serem apreciados permite essa versatilidade de olhares”.

Fernandes selecionou ícones das artes como Boticelli, Michelangelo, Donatello, Munch e Bosch. A observação atenta que passeia pelo lado emocional e também pelo concreto de cada obra amplia a apreciação.

Mais do que propiciar um dia dedicado às artes, o curso pretende estimular os alunos a levar esse novo olhar para outros eventos e mostras artísticas. “O curso contribui para a formação do público, sugerindo formas de visitação ecléticas, despretensiosas, acessíveis a qualquer pessoa”, o ministrante comenta.

Julio Fernandes é Mestre em Artes pela Leiden Universiteit, a mais antiga e tradicional universidade da Holanda. Especializado em Arte Contemporânea, é escultor com pós graduação em História da Arte. Seus trabalhos de análise de Hieronymus Bosch figuraram em grandes publicações acadêmicas, tendo sido também tema de seu mestrado.

Serviço

Quando: 29 de outubro, das 9h às 18h

Onde: Auditório Regina Casillo – R. Lourenço Pinto, 500 – Centro

Deixe um comentário