CULTURA ARTES

“O Mágico de Oss” inaugura a temporada 2024 do crianças no teatro

A temporada de apresentações segue até o dia 22 de março, no Guairinha

A Céu Vermelho, através da Cia. do Abração, apresenta o espetáculo premiado “O Mágico de Oss Paraná”, que abriu no final de fevereiro as atividades de 2024 do Crianças no Teatro, programa da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e Palco Paraná, que tem como objetivo levar a arte cênica de forma gratuita para um público de 06 a 12 anos de várias cidades. São 64 apresentações, que vão passar por quatro cidades até o dia 31 de maio 

LEIA TAMBÉM: Páscoa 2024: Mueller no País das Maravilhas

Mágico de Oss (Foto: Divulgação)

A estreia em Curitiba foi no final de fevereiro e se estende até o dia 22 de março no palco do Guairinha (Auditório Salvador de Ferrante), com apresentações às 9h30 e 14h30. O projeto vai atender crianças das escolas da rede Municipal de ensino da cidade, além de Araucária, Quatro Barras, Pinhais, Campo Largo, Campo Magro, Almirante Tamandaré, São José dos Pinhais, Piraquara, Rio Branco do sul, Itaperuçu e Colombo, sempre de segunda a sexta, períodos manhã e tarde, além de promover uma preleção mediada, para introduzir as crianças ao espetáculo e fomentar a produção de plateia.  

Após Curitiba, o projeto segue com apresentações em São José dos Pinhais (Teatro Ernani Zétola, de 01 a 05 de abril), Antonina ou Morretes (23 e 24 de maio) e Paranaguá (Teatro Raquel Costa, de 27 a 31 de maio).  

Mágico de Oss (Foto: Divulgação)

O projeto é inédito nesse formato no Paraná. Ele conta com apoio da Audi Brasil e tem como objetivo descentralizar as ações culturais e trabalhar propostas pedagógicas de mediação cultural para que crianças tenham acesso à arte por meio de outras possibilidades sensoriais estimuladas. 

A diretora da Cia do Abração Letícia Guimarães comenta que Teatro é a arte do encontro. E, encontrar-se desta forma, através do tetaro, com as crianças e educadores, é apostar na abertura do campo sensível e imaginativo da experiência estética e do fazer poético. “Este projeto é essencial para que cada vez mais a arte esteja presente na vida das pessoas. As escolas estão tendo a experiência de assistir um espetáculo em palcos importantes de nosso Estado. Democratizar a arte, dando acesso a plateias que comumente não assistem teatro, em grandes palcos, é uma ação de política cultural pública de suma importância. É uma grande alegria e prazer proporcionar a convivência criativa”, comenta Letícia.  

 

Serviço  

Quando: de 26 de fevereiro a 22 de março de 2024 (de segunda a sexta), das 9h30 e 14h30 
Onde: R: XV de Novembro, 971, Centro
Projeto especial para alunos da rede pública
Entrada gratuita

Deixe um comentário