ESTILO BEBIDAS

La Grande Dame 2015: Veuve Clicquot lança nova coleção em collab com designer italiana

A Veuve Clicquot anunciou a chegada de sua nova safra em parceria com a artista italiana Paola Paronetto. A designer criou uma coleção de seis caixas para La Grande Dame 2015, que promete se destacar por meio de uma precisão enológica que é característica da maison

Em 2020, a garrafa comemorativa a safra 2012 da La Grande Dame homenageou a cor icônica da marca – o amarelo de seu rótulo – por meio da visão pontilhista flamboyant da artista japonesa Yayoi Kusama.

“Estamos felizes em continuar a história da La Grande Dame, nosso excepcional vinho, que personifica a excelência da Maison, assim como nosso amor pelo Pinot Noir. Para esta nova safra, estamos honrados em colaborar com a artista italiana Paola Paronetto. Seu trabalho mais uma vez transmite uma profunda mensagem de otimismo”, destaca Jean-Marc Gallot, Presidente e CEO da Veuve Clicquot  

Talentosa e sensível, Paola Paronetto se inspira na natureza para criar suas obras de arte, que trazem inovação estilística às tradições da cerâmica. Com o tempo, ela aperfeiçoou uma técnica inovadora que chamou de Paper Clay, combinando argila, fibra de celulose e água. Suas criações, que evocam a textura do papelão ondulado, são perfeitos ‘trompe l’oeils’. Cada peça é feita à mão e assinada, o que lhe dá um caráter único.

LEIA TAMBÉM: Don Melchor apresenta safra 2020 em castelo no Rio Grande do Sul

Conforme a marca, Paronetto vê as cores como cheias e opacas, e criou uma paleta de 86 tons que são sua assinatura. As formas irregulares e a textura crua de seus objetos criam um jogo gráfico de luz que exalta as cores cuidadosamente escolhidas.

LA GRANDE DAME 2015 Maison Veuve Clicquot
(Foto: divulgação)

As obras de arte de Paola podem ser encontradas nos principais showrooms de móveis tanto na Itália como internacionalmente, além de serem destaque em museus e galerias de arte e design em todo o mundo, como Triennale Milano, ADI Design Museum – Compasso d’Oro em Milão, Ille Arts em Nova York. O trabalho dela é sempre aguardado durante a Semana de Design de Milão e é mencionado em revistas revistas e livros sobre design e cerâmica.

Há muitos anos, a designer aposta na reciclagem de materiais e uso consciente de recursos. Alinhado ao compromisso da Veuve Clicquot e o uso pioneiro do cânhamo em suas caixas, as versões de 2023 são feitas de forma sustentável na França e possuem 60% de cânhamo em sua composição, 20% de algodão e 20% de outras plantas. As caixas são certificadas pelo FSC e o papel que o envolve é certificado como neutro em carbono.

CONFIRA: Chandon Excellence: unindo arte e gastronomia, Chandon apresenta linha com rótulos que traduzem a expressão máxima da marca

A nova caixa reduz em três vezes o impacto de CO2 em comparação com a anterior, significando 230 toneladas de CO2 por ano. Por meio desta criação, a artista e a maison compartilham uma visão inovadora e o compromisso de criar caixas de presente cada vez mais responsáveis.

Deixe um comentário