ESTILO BEBIDAS

Dia da Malbec: a uva que conquistou o paladar dos brasileiros

O sommelier Gustavo Peroni, da Cantu Grupo Wine, criou um guia com vinhos argentinos premiados e especiais. Uma seleção imperdível só com a uva "queridinha dos brasileiros"

Quando colocadas as rivalidades à parte, Brasil e Argentina deixam de lado muito mais que discussões sobre Pelé e Maradona. No mundo do vinho é fato que o Brasil se curva à uva Malbec, uma preciosidade que nasceu na França, mas ganhou vasto espaço na história do vinho, ao habitar a Argentina.

LEIA TAMBÉM: Curitiba recebe o evento “RoadShow 2024 Vinhos de Portugal”, dia 24 de abril, no Palácio Garibaldi

No dia 17 de abril é celebrado o Dia da uva malbec, uma das castas mais emblemáticas e adoradas por enófilos ao redor do mundo. Gustavo Peroni, sommelier da Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, criou um guia que destaca produtores notáveis, suas regiões e as características singulares que tornam a Malbec uma variedade única.

“Originária da região de Cahors, no sudoeste da França, onde era conhecida como “Côt”, a Malbec encontrou seu segundo lar na Argentina no século XIX, graças ao agrônomo Michel Pouget. É na Argentina que essa uva robusta e adaptável encontrou o clima perfeito — ensolarado, seco e protegido da umidade marítima — especialmente na região de Mendoza, para desenvolver plenamente suas características”, explica Gustavo Peroni.

Os vinhos de Malbec argentinos, como Gustavo Peroni aponta, expressam profundamente a essência da uva. E um estudo da Embrapa comprova que a uva ganhou o gosto dos brasileiros. Por aqui, nada menos que 45% da preferência entre os  tintos é por vinhos Malbec. Eles são conhecidos por seu corpo potente, estrutura marcante e um paladar repleto de notas de frutas negras como ameixa, mirtilo e cereja. Encontramos também toques especiados, florais e, quando maturados em barrica de carvalho, nuances de baunilha, café e chocolate.

Susana Balbo, produtora premiada na Argentina, é celebrada por Gustavo como uma verdadeira mestre da Malbec. Seu vinho “Nosotros”, premiado como o melhor Malbec Argentino, é um exemplo incontornável da excelência alcançada por Susana Balbo Wines, reconhecida como “Bodega do Ano” pelo Guia Descorchados 2023.

Explorando a diversidade do portfólio da Cantu Grupo Wine, Gustavo sugere começar pela linha CRIOS de Susana Balbo, especialmente o Rosé Malbec, um tributo que Susana fez aos seus filhos. Este vinho apresenta uma abordagem inusitada para a uva, com uma colheita antecipada que resulta em uma acidez vibrante, acompanhada de aromas frescos de frutas vermelhas e o toque floral típico da varietal.

Para uma experiência com tintos, o Malbec da linha CRIOS revela os aspectos clássicos esperados da varietal, com frutas negras maduras e um equilíbrio perfeito entre acidez, taninos polidos e potência. Já para os conhecedores profundos da Malbec, a linha Signature de Susana Balbo oferece um vinho com complexidade, estrutura e taninos finos, marcando a assinatura inconfundível da enóloga.

O sommelier também destaca a Bodegas Callia, localizada na província de San Juan, também na Argentina. Comparados aos Malbec de Mendoza, os vinhos de San Juan apresentam um perfil mais fresco e especiado. O especialista destaca duas alternativas: o Callia como uma excelente escolha para o dia a dia e a linha ContraCara oferecendo uma opção mais estruturada e gastronômica.

O Dia da Uva Malbec é uma oportunidade de celebrar a diversidade e a qualidade que esta casta pode oferecer.do sommelier Gustavo Peroni, exploramos não apenas o legado da Malbec até aqui, mas também o futuro promissor que esta uva ícone continua a ter no mundo do vinho.

Deixe um comentário