Expresso Classique: uma experiência gastronômica dentro do trem
Neste fim de semana, a Serra Verde Express realiza mais uma edição do Expresso Classique, um evento consolidado que chega ao seu oitavo ano proporcionando uma experiência única aos passageiros.
“Este é um evento inédito na América Latina, que já se tornou tradição. Uma experiência gastronômica e sensorial que transporta os participantes para o passado. A atmosfera vintage, a música ao vivo e o glamour do jantar a bordo fazem deste um evento único”, afirma Adonai Arruda Filho, diretor-geral da Serra Verde Express.
LEIA TAMBÉM: Restaurante francês de Curitiba abre as portas para o almoço na Sexta-feira Santa
Equipe especializada
O evento reúne mais de 50 profissionais, incluindo chefs, garçons, músicos e organizadores, para garantir um alto padrão de atendimento. A experiência começa com um welcome drink na plataforma, seguido de um passeio de 15 minutos pelo pátio ferroviário. Depois do percurso, o jantar é servido, com menu assinado pelos chefs Rafael Lafraia e Renata Lucca.
A cozinha do Expresso Classique é uma atração à parte, já que também é dentro de um vagão, o único do Brasil. Nele, o preparo do cardápio começa cedo, e é de onde a chef Renata Lucca coordena sua equipe para garantir que cada prato esteja impecável no momento do serviço.
Um dos grandes desafios do evento é a logística do serviço. Diferente de um restaurante convencional, os garçons percorrem até 100 metros para levar os pratos quentes aos vagões, garantindo que a comida chegue com a temperatura e apresentação perfeitas. Esse trabalho exige treinamento especial e uma coordenação precisa entre a cozinha e o serviço de salão, elevando o padrão da experiência a um nível excepcional.
O pioneirismo que virou tradição
Desde sua primeira edição, o Expresso Classique se consolidou como um dos principais eventos do turismo ferroviário gastronômico no Brasil. “Nosso objetivo é proporcionar uma experiência diferenciada, que valorize a história do trem e o charme das viagens ferroviárias do passado. Ao longo dos anos, aprimoramos cada detalhe para tornar essa vivência ainda mais especial”, destaca Arruda Filho.
A música ao vivo acompanha o jantar, reforçando a atmosfera vintage e sofisticada do evento. O repertório cuidadosamente selecionado transporta os passageiros para uma época de glamour, complementando a experiência sensorial que mistura sabores, aromas e sons em um cenário ferroviário histórico.
Gastronomia premium
O cardápio, cuidadosamente elaborado, inclui entrada, duas opções de pratos principais e sobremesa. A seleção privilegia ingredientes frescos e técnicas sofisticadas, resultando em pratos que valorizam tanto o sabor quanto a apresentação.
Entrada: Salada Caprese, pão ciabata com manteiga, tomate italiano, creme de queijo de búfala, azeite de manjericão, pesto de castanha de caju e mix de folhas.
Prato Principal 1: Polenta cremosa com ragu de cogumelos, pasta de trufas negras e queijo grana.
Prato Principal 2: Mignon grelhado, cebola ao molho glacê, batatas ao murro tostadas com manteiga clarificada e cama de molho de queijo, cenoura assada com especiarias e farofa de urucum.
Opção Vegetariana: Ravioli de pera com flor-de-anis, molho de queijo grana e crocante de especiarias e queijo grana ralado.
Sobremesa: Petit Gâteau de doce de leite, creme inglês de cumaru brasileiro, banana e farofa crocante de canela.
Serviço
Quando: 11 de abril de 2025, às 20h
Onde: Estação Ferroviária de Curitiba – Avenida Presidente Afonso Camargo, 330.
O valor por pessoa é de R$ 369. Para mais informações e reservas acesse o site.