ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Luxo urbano em meio à natureza

Megacomplexo luxuoso reúne história, arte e arquitetura na capital paulistana

É possível encontrar teatro, restaurantes, lojas, sala de shows e hotel tudo em um só lugar? Sim! Eu digo que isso é possível. Prova disso é que o complexo Cidade Matarazzo oferecerá esses serviços em um terreno localizado no bairro da Bela Vista, região central de São Paulo. A estrutura reunirá arte, cultura, diversidade gastronômica e o melhor lifestyle da capital paulista.

Idealizado pelo francês Alexandre Allard, o local começou a ser construído em 2014, com uma “veia” sustentável, sem deixar de lado o legado arquitetônico e cultural. Lá, estão mais de 10 mil árvores plantadas e 500 espécies de borboletas, por exemplo.

Com intenção de despertar na elite brasileira o valor do patrimônio histórico, artístico e natural do país, o espaço é uma obra mista, com parte dos prédios reformados e parte construída, sendo considerado o maior projeto de restauração da América Latina.

Para erguer o complexo, foram reunidos alguns dos maiores talentos mundiais da arquitetura e do design: Jean Nouvel e Philippe Starck.

Cidade Matarazzo visto do alto. (Foto: divulgação e Fernanda Louzada)
Fachada do Taraz, um dos restaurantes do Rosewood São Paulo. (Foto: divulgação e Fernanda Louzada)
O Rosewood conta com pedras naturais brasileiras em sua decoração, como é o caso do granito Viena no piso e na parede de um dos banheiros e o quartzito Palomino, também no piso e na parede de outro banheiro do hotel, ambos da Gramarcal. (Foto: divulgação e Fernanda Louzada)

Um dos destaques do Cidade Matarazzo é o novo hotel-palácio seis estrelas Rosewood São Paulo, considerado um dos melhores hotéis recém-inaugurados do mundo. Focado na experiência do ultraluxo, o prédio está instalado em uma construção histórica conhecida popularmente como Hospital Matarazzo, que já foi hospital e maternidade.

“Um dos destaques da Cidade Matarazzo é o novo hotel palácio seis estrelas Rosewood São Paulo, considerado um dos melhores hotéis recém-inaugurados do mundo.”

Outro destaque do hotel são as mais de 450 obras de 57 artistas brasileiros, que incluem trabalhos de Laura Vinci, Vik Muniz e Daniel Senise. A gastronomia não deixa de ser um destaque, com diversas operações gastronômicas, entre elas, o bar Rabo di Galo e o restaurante Taraz, com menu assinado pelo chef Felipe Bronze.

A previsão é que o Cidade Matarazzo só seja totalmente conhecido entre o final de 2023 e o início de 2024 e tenha um centro cultural, uma fashion megastore com mais de 70 marcas exclusivas no Brasil, 34 pontos de gastronomia, teatro, sala de shows, além da operação de uma torre de apartamentos residenciais. Uma “explosão” de cultura e luxo!

 

*Matéria originalmente publicada na edição #268 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário