ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Botteh: Barbara Sganzerla assina nova fachada; veja fotos

A fachada da Botteh Handmade Rugs foi repaginada pela arquiteta Barbara Sganzerla. Os tapetes nepalenses marcam o cenário que unifica as duas vitrines da loja. A profissional trouxe sua assinatura – repleta de personalidade – numa ousada composição de cores e formas. Como resultado, a ambientação impacta com vida, paixão, alegria e bom humor.

O grande diferencial desta vitrine assinada foi o processo de escolha das peças. “Eu tive o prazer de participar da seleção dos tapetes diretamente da fonte, Nepal, junto com o Amir Shahrouzi [proprietário da marca]”, conta Barbara. A profissional acompanhou de perto a criteriosa escolha de matéria prima natural e dos produtos handmade.

CONFIRA: Anuário 2022: Beleza Natural

Quando as peças desembarcaram no Brasil, a arquiteta foi convidada pela Botteh para expor “seus tapetes”. “Ao vivo, chocada com tanta beleza, não pude negar e deixar de apresentar uma vitrine em grande estilo”, diz Barbara. A arte nepalense inspirou a arquiteta a reunir os quatro elementos da natureza (água, terra, fogo e ar) no projeto.

Para representar a natureza, chão e paredes foram revestidos com tapetes que formam um belo degradê de cores, como as nuances de azul do céu e mar e as matizes terrosas do pôr do sol. Para habitar o espaço, criativas peças assinadas por artistas locais e internacionais.

A Giraffe in Love, assinada pelo italiano Marcantonio e fornecida pela OEG Design, decora a cenografia azul. A peça retrata uma girafa sonhadora que segura um lustre clássico, no estilo Marie Thérèse. Ela representa ironia e sutileza, pois está apaixonada, mas ainda não sabe. Como seu coração está longe da cabeça, vivencia o amor com leveza.

Ainda na paleta dos tons mais frios, outras duas peças também assinadas pelo artista e fornecidas pela OEG Design. A mesa de centro é inspirada nas tartarugas, consideradas como animais muito adaptáveis, uma vez que carregam suas casas nos ombros por todos os lugares – a Turtle Carry carrega em sua concha uma mesa de centro. Já a poltrona faz referência a Pera Espinhosa, icónica planta mediterrânea e símbolo acolhedor de sua terra: um lugar mágico que é o retrato das férias e da natureza selvagem. 

Para completar a composição de peças assinadas por Marcantonio – inspiradas no mundo natural e suas formas bizarras, traduzindo-as em objetos falantes e irônicos – os tapetes Botteh Handmade Rugs. Os modelos I Love You e All You Need Is Love arrematam a ambientação com uma mensagem sobre amor.

Para embelezar o cenário de tons quentes, uma obra assinada pela artista local Manu Daher. Para inserir flores no ambiente, sem cair na obviedade dos arranjos, a designer floral criou a Moça Tropical. Inspirada em um conceito étnico-moderno, aliou elementos naturais e rústicos que resultaram numa peça ousada e elegante. Segundo Manu, a vestimenta é uma releitura “bem mais decotada” dos vestidos do século XIX.

A flor escolhida para o chapéu foi a strelitzia, seu formato pontiagudo favorece a formatação da arte e a intensidade da cor destaca o contraste de cores no ambiente. A blusa é feita a partir de folhas de palmeira dobradas, secas em prensa para o efeito plissado. O cinto é produzido em fita de gorgorão, e a saia com folhas de palmeira previamente secas em formato abaulado. A Moça Tropical foi inserida entre as esferas iluminadas Happy Apple e o mix de tapetes terrosos, emoldurando todos os encantos do pôr do sol.

Deixe um comentário