Cool & Cozy: arquitetura de studio de 44 m² se destaca pela versatilidade
“Se ninguém é igual, por que morar igual?” é o questionamento que move as arquitetas Gabriela Gutterres e Rebeca Calheiros, desenvolvedoras do projeto do decorado do YZY Full Life, empreendimento da Rio Novo Incorporações, que será entregue em 2025. Com apenas 44 m², o studio em Porto Alegre (RS) foi o desafio da INN Arquitetura. A versatilidade é o segredo do sucesso para um lar incrível.
“Assumimos a ideia central do YZY, que é o convite a uma vida mais compartilhada. Entendemos que o decorado deveria ser uma extensão do conceito das áreas condominiais, que têm uma arquitetura vibrante, pensada para um público que busca uma vida mais dinâmica, compacta, sustentável economicamente, mas sem perder a sensação de pertencimento e o conforto dentro de casa”, explica Rebeca.
LEIA TAMBÉM: Raffinato lança nova coleção de mobiliário que valoriza o bom design e a versatilidade.
Painéis móveis fazem parte das apostas da INN para manter a amplitude e a interdependência do apartamento, proporcionando também a setorização dos cômodos. Para a área de dormir, foi escolhido o sistema de serralheria com vidro canelado, que garante um pouco mais de privacidade sem perder a luminosidade.
Em termos de iluminação, a proposta visa valorizar as texturas, sem excessos. A linha funcional Picco, que tem tamanho diminuto e evita o ofuscamento para os olhos, possibilita diversos cenários, desde uma luz mais uniforme para concentração no trabalho até algo mais indireto, ideal para um jantar íntimo.
Brasilidade em decoração
Fugindo da ideia de um decorado neutro, as arquitetas usaram o verde como cor predominante na paleta, aliado a tons neutros como cinzas e beges. O objetivo é transportar o visitante para sua imaginação, fazendo com que ele se aproprie do ambiente, enxergando personalidades distintas, mas com interesses em comum. O tom oliva ainda aguça a criatividade por conversar com variadas cores que podem ser utilizadas na decoração.
Seguindo uma tendência que deve crescer ainda mais em 2023, o uso de materiais naturais, que remetem à brasilidade, está evidente no studio, a exemplo de rochas como o mármore dolomítico Donatello. Com aproveitamento máximo da planta, a cozinha ainda comporta uma mesa de quatro lugares para receber amigos e familiares.
“Essas escolhas buscam a aproximação e uma sensação de aconchego. Além das pedras, temos tramas em diferentes texturas, linho, fibras nos tapetes e padrões amadeirados a partir do uso das melaminas sálvia e cinza puro matt, da Arauco, e carvalho natural, da Guararapes”, destaca Gabriela.
Espaço funcional
A madeira tem peso significativo no projeto e foi aplicada de forma que, além da beleza visual, confere funcionalidade ao espaço, como é o caso de portas em marcenaria pensadas para camuflar a churrasqueira e a lavanderia. Na sala de estar, o painel da televisão é minimalista e conta com função giratória para possibilitar o uso tanto no sofá, um estofado Nero, de Theo Egami, quanto na cama, desenvolvida pela INN Arquitetura, afastada do chão para maior leveza, com execução de Estofados Soares.
Mesmo com coworking no condomínio, o studio comporta um espaço de home office particular, com uma mesa de trabalho e estante vazada, que pode ser usada como um acervo de livros ou um espaço para objetos de arte e decoração. A cadeira Duetto Office, de Bruno Debenetti, complementa a sofisticação desejada.
LEIA TAMBÉM: Special Place: Gustavo Scaramella expande sua atuação com assinatura ousada
No restante do studio o piso é vinílico com efeito cimento queimado, com o objetivo de proporcionar continuidade e ampliar os espaços, assim como a utilização de espelhos como revestimento de parede.
“A tendência de studios compactos em pontos estrategicamente localizados veio para ficar nos grandes centros urbanos, como é o caso da Capital Gaúcha. Para compensar a metragem reduzida, é essencial pensar no conforto através de um mobiliário planejado e com layout flexível, mantendo sintonia com a personalidade e preferências dos moradores”, enfatiza Rebeca.
Ambientes coletivos
As áreas condominiais do YZY Full Life foram idealizadas para atender a demanda crescente de habitar, socializar e até trabalhar no mesmo lugar. Do amplo hall que pode ser ponto de encontro, espera, descanso ou trabalho, aos espaços específicos como coworking, academia, salões de festa, rooftop, tudo foi desenhado para garantir uma vida completa aos moradores e seus visitantes.
LEIA TAMBÉM:#HOME: Villa Haus chega a Curitiba com layout que facilita a visualização dos móveis
Entre as conveniências, o empreendimento também oferecerá minimercado 24h, pomar, lavanderia coletiva, piscina, pet place, bicicletário e vagas de garagem para todas as unidades, com carregador para carro elétrico disposto em todos os andares do estacionamento. A linguagem arquitetônica dos ambientes prioriza materiais urbanos, com concreto aparente, grafismos e mobiliário versátil. Nas cores, as diferentes tonalidades tornam os ambientes únicos e, ao mesmo tempo, conectados.
Veja fotos da decoração deste studio de 44 m²