ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Arquitetura! Arco entre o modernismo e o contemporâneo

Com dois pavimentos e ático, a residência, que fica em um condomínio à beira-mar, utiliza muito de mármore travertino e madeira

O projeto desta casa, posteriormente denominada Casa das Empenas, foi iniciado pelo nosso escritório no ano de 2015. Situada em condomínio na Praia Brava de Itajaí, é a residência principal de um casal e suas duas filhas pequenas. O lote retangular e plano de 520 m² é ladeado e delimitado por casas convencionais de dois pavimentos e ático. Inúmeras janelas e aberturas desta vizinhança traziam um grande problema de privacidade para esta residência de 490 m². Desta forma, os espaços internos previstos foram instalados entre duas empenas, ou paredes cegas e aéreas, revestidas em mármore travertino, apoiadas sobre pilotis e instaladas nos limites dos recuos laterais do lote. Estas empenas configuram as fachadas laterais da obra, garantindo a privacidade dos espaços internos em relação aos vizinhos mais próximos.

LEIA TAMBÉM: Expo Revestir 2024: Gramarcal se destaca com a linha Infinity

A casa garante a privacidade dos espaços internos em relação aos vizinhos mais próximos. (Foto: Eduardo Macarios)
No ático fica a piscina de vidro. (Foto: Eduardo Macarios)

A exceção fica por conta do rasgo em pé-direito duplo servindo a sala de refeições diárias. No lado oposto, um pátio a céu aberto, também em pé-direito duplo, protege as fachadas mais envidraçadas e ilumina os principais ambientes da casa. As fachadas frontal e posterior são envelopadas por muxarabis móveis de madeira para maior privacidade e conforto nas altas temperaturas.

No térreo situam-se as áreas sociais, alternando pés-direitos simples e duplos, e, também, serviços e garagens da casa. O pavimento superior acomoda a sala íntima em balcão, entre vazios, além de estúdio e três suítes. No ático, temos as dependências do casal e uma segunda piscina de vidro nos terraços ajardinados.

O paisagismo está presente nos principais ambientes do projeto (Foto: Eduardo Macarios)
O mobiliário faz um arco do modernismo ao contemporâneo (Foto: Eduardo Macarios)

A plástica, condicionada pelas alvenarias revestidas em pedra quase sem aberturas e com os principais envidraçamentos no eixo leste-oeste protegidos pelos muxarabis, se apresenta velada e abstrata. A materialidade é baseada em apenas dois materiais: mármore travertino e madeira, que também envelopa o ático. 

O mobiliário, ainda por ser finalizado, faz um arco do modernismo ao contemporâneo. O paisagismo está presente nos principais ambientes do projeto, canteiros com suculentas são entremeados aos degraus em platôs do acesso principal. Pandanus foram instalados para proteger visualmente o rasgo em pé-direito duplo da sala de refeições. Cercas-vivas em bambus e podocarpos contornam o terreno. Na cobertura, canteiros em chapa preta e diferentes alturas têm nos canteiros de jasmim-manga seu principal elemento. Boa fruição!

Planta do térreo da casa. (Foto: Eduardo Macarios)
Planta do primeiro pavimento. (Foto: Eduardo Macarios)

Deixe um comentário