ESTILO

“A arte nos humaniza”

Zilda Fraletti, à frente da galeria de arte que leva seu nome, explica os primeiros passos para se colecionar arte e aborda sua relação com o meio

Primeira galeria totalmente dedicada à arte contemporânea em Curitiba, a Galeria de Arte Zilda Fraletti tem entre seus artistas nomes como André Mendes, Carlos Eduardo Zimmermann, Emanoel Araujo, Gilberto Salvador, Juliane Fuganti, Katia Canton, Marcelo Conrado, Marcelo Paciornik e Rodrigo de Castro. Mais do que selecionar grandes artistas, incluindo emergentes, a galeria localizada no Batel oferece a seus clientes e colecionadores informação de qualidade, encontros com artistas e curadores e um exclusivo grupo de investimento. E essa abordagem, de ver a arte muito além de um investimento, está muito ligada à visão que a fundadora da galeria, Zilda Fraletti, tem sobre o assunto: “A arte nos humaniza”, diz ela, na entrevista a seguir.

Como começou a sua relação pessoal e profissional com a arte?

Comecei há 34 anos, organizando grupos de amigos para adquirir obras de arte de artistas consagrados em parcelas mensais. Eu trabalhava em outra área, mas, aos poucos, a arte foi me envolvendo totalmente. Hoje, não consigo me imaginar em outro ambiente.

Um dos serviços da Zilda Fraletti Galeria de Arte é o de grupos de investimento. Quais são os benefícios?

Os grupos são uma forma de aquisição de arte mais facilitada. É possível adquirir em 10 parcelas fi xas pelo preço da tabela. Fazemos reuniões bimestrais para os sorteios e sempre há um convidado para falar sobre algum tema ligado à arte.

É possível se atualizar, conhecer pessoas e saber mais sobre os artistas. Que outros serviços a galeria presta aos colecionadores?

Valorizo muito a informação. O colecionador precisa conhecer os artistas, suas trajetórias e o embasamento para seu trabalho. Também valorizo o contato do cliente com o artista para que ele tenha mais conhecimento sobre quem criou a obra que está adquirindo. Procuro facilitar ao cliente o início ou a ampliação de sua coleção, principalmente por meio dos nossos grupos de investimento.

Quais são outros diferenciais da galeria? Foi a primeira totalmente dedicada à arte contemporânea em Curitiba. Trabalhamos com artistas de todo o Brasil, mas o foco são os paranaenses. Outra característica é sempre ter alguns artistas emergentes, novos no mercado, e acompanhar a sua evolução. Também sempre fi z questão de levar boa arte além do espaço da galeria, fazendo parcerias com locais onde mais pessoas possam estar em contato com ela.

Por que opta por focar em arte contemporânea?

Porque é a que acontece agora e reflete nosso tempo, nossos questionamentos, usando linguagens atuais. Acho maravilhosa a liberdade que o artista possui para atuar em seu processo criativo.

E quais são as suas dicas para quem quer começar a colecionar arte?

O primeiro passo é se informar, criar um repertório pessoal, para saber do que se gosta. Frequentar museus, galerias, leilões, ler a respeito, prestar atenção às obras de arte com que se depara. Adquirir obras de arte focando só no investimento é um equívoco. É importante gostar, sentir que as obras evocam sensações boas, admirar, querer conviver. Elas são como parentes, e ninguém gosta de conviver com parente chato.

Você acaba de inaugurar um novo espaço. Qual é a proposta?

A nova sala fica em frente às já existentes e a proposta é que seja um espaço versátil, onde acontecerão exposições temporárias de fotografi a, design, apropriação de espaço – um pouco diferentes das que acontecem na galeria.

Qual é o valor da arte nos tempos atuais?

A arte nos humaniza, nos une em nossa essência. É um registro da humanidade, permite conhecer outros povos, outras histórias. Quando nos extasiamos perante uma manifestação artística – seja ela a música, a dança, o teatro, a literatura, o cinema ou as artes visuais –, podemos ser despertados para sentimentos que nem conhecemos. A arte nos ajuda a entender o mundo e a nós mesmos. 

Serviço

GALERIA DE ARTE ZILDA FRALETTI
Av. do Batel, 1.750, Batel. Design Center: lojas 7, 8, 10 e 12. (41) 3026-5999 / (41) 9 9164-2882.
zildafraletti.com.br
Instagram: @galeriazildafraletti
Facebook: /galeria.zildafraletti

Deixe um comentário