ESTILO

O olho é deles: Irmãos Campana expõem no MON em comemoração aos 15 anos do museu

130 obras da dupla de designers chegam ao MON. O trabalho deles já foi definido pela imprensa italiana como “de raiz brasileira, mas que fala um vocabulário internacional”

Eu já fui. Mas poderia ir mais e mais vezes à exposição Irmãos Campana, que desde o final de abril ocupa os 1.500 metros quadrados do “olho” do Museu Oscar Niemeyer. Com curadoria de Consuelo Cornelsen, as 130 peças – como poltronas, sofás, lustres e armários – ilustram os 34 anos de trabalho de Humberto e Fernando Campana. Conhecidos por usar materiais variados, como os 500 metros de corda de acrílico e algodão que formam a Poltrona Vermelha – talvez seja a peça mais famosa –, os irmãos Campana têm trabalhos em bambu, metais, pelúcia, vidro, ametista, couro e até bichos de pelúcia.

Já fizeram parcerias com Lacoste, Melissa e Louis Vuitton, cuidaram da cenografia de espetáculos e foram responsáveis pelo design de interior de museus e hotéis na Grécia, França, Tailândia e Holanda. Mas, segundo Humberto, é a exposição que está no MON a que apresenta a visão mais autoral do trabalho da dupla. Segundo ele, “suas casas ficaram vazias” para ceder as obras da mostra que “é uma instalação”. Os Campana já organizaram dez grandes exposições. A primeira delas, de 1989, se chamou Desconfortáveis.

Mesa Cabogó

Humberto tira sarro – “ninguém queria comprar nada com esse nome” –, mas admite que, um pouco por causa da situação que a exposição criou, puderam testar e propor coisas mais interessantes. “Não queremos repetir o que os outros designers fizeram”, explica. “Temos o nosso olhar sobre as coisas e nossos projetos têm que ter uma razão, um significado”, emenda. Faz parte desse universo trabalhar com estudantes, realizar trabalhos sociais e já ter um instituto preocupado com o legado dos irmãos. Entre bate-papo com estudantes, coletiva de imprensa, visita à exposição e atrasos de voo, a Top View conseguiu conversar rapidamente, com exclusividade, com cada um dos Campana.

Humberto Campana

Top View: Como é o processo de formatar uma exposição?

HC: Eu tenho uma equipe muito boa, que cuida disso e já tem experiência. Eu e o Fernando nos ocupamos mais na parte de estética, de concepção, da cenografia, de passar o briefing. Esta, por exemplo, foi um projeto que a gente fez junto com a Consuelo Cornelsen, os dois trabalhando com a cenografia. O nosso universo é muito colorido e a gente quis que refletisse isso – cor, textura.

TV: O local acaba influenciando?

HC: Muito. Esta exposição foi totalmente concebida para dialogar com o espaço do Niemeyer. Nós fizemos questão de trabalhar só com curvas, porque tudo aqui é curvas. E o interessante é que o Niemeyer sempre nos inspirou, eu nasci quando Brasília foi projetada. Via fotos das revistas e falava que eu queria ser isso. E fazer a exposição agora, no museu dele, é quase um ápice de carreira.

TV: Alguma peça que seja a preferida?

HC: Tem um lustre chamado Fungi, projeto que a gente fez na República Tcheca, que é muito bonito, mistura dois materiais, vidro e madeira.

TV: E qual é a trilha sonora ideal para escutar na hora de ver a exposição?

HC: Silva canta Marisa é muito bom. É um Brasil moderno e esse cantor é jovem – eu não sou jovem, mas tenho alma de jovem. 

Fernando Campana

TV: Você conhece o trabalho de algum designer de Curitiba?

FC: O pessoal da Desmobilia.

TV: Qual é o papel do designer hoje?

FC: O design faz pontes entre disciplinas, até com restaurante, comida. Você desenha o prato, a mesa, colabora na inserção social, é político, é poético, o design transita em todas as partes de uma cidade, da parte residencial até o mobiliário urbano. Só que ele tem que ser feito com cuidado para não agredir, não ser poluição visual. Tem que ser uma ferramenta para deixar a cidade mais prática. O principal é a inserção social.

*Matéria publicada originalmente na edição 199 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário