ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Como combinar estilos no décor residencial

Para ter resultados exclusivos em um projeto de decoração, vale fugir do comum e combinar diferentes estéticas

Quem pensa em rearranjar a decoração de casa pode optar pelo mais comum: seguir uma linguagem arquitetônica que acompanhará desde a obra, até a definição da paleta de cores, mobiliário e objetos decorativos. No entanto, uma outra alternativa também é super válida: mesclar diferentes estilos de decoração e criar algo único.

Segundo os especialistas do escritório PB Arquitetura, o ponto de partida está na listagem de preferências e interesses dos moradores. Questões como as cores que mais os agradam e menções que envolvem texturas, papéis de parede, estampas e o design dos mobiliários são alguns dos pontos que ajudam os profissionais a sentarem para discutir as melhores combinações. “Nada é óbvio e não existe uma ‘receita de bolo’ a ser implementada. Por isso, o visual pode surpreender sempre! Aprendemos que o estilo pessoal do cliente não dita a regra para o desenvolvimento do projeto. Ouvimos muito cada um deles e criamos tudo atendendo as expectativas que eles nos apresentam”, comenta o arquiteto Bernardo Tressino.

A partir dessas escolhas, a mistura de gostos dá lugar à sintonia de estilos na decoração. O processo se torna mais simplificado, de acordo com ele, quando as estéticas possuem características mais similares, como o minimalismo com o industrial. A atenção deve ser redobrada quando os perfis são opostos: nesses casos, é preciso evitar que as duas ‘briguem’ no protagonismo, gerando um ambiente desarmônico.

Neste apartamento com 300 m², os arquitetos mesclaram referências de um décor contemporâneo com peças mais clássicas. Na sala de jantar, as cadeiras provençais escuras, no estilo Luis XV, e a mesa alongada compõem um ambiente particular junto aos lustres delicados. Nas duas pontas, as poltronas, de modelo imperador, são imponentes. Para finalizar, dois lustres de cristal deixam o décor ainda mais imponente (Foto: Henrique Ribeiro)

Destaque

Adotar características distintas da decoração pode se fazer presente tanto em um único cômodo ou distribuído pelos demais espaços da residência. A busca pelos contrapontos em equilíbrio sutil é o maior desafio do arquiteto. “A riqueza mora nos detalhes e a grande sacada é apostar em pontos de destaque dispostos com criatividade. A arquitetura de interiores nos abre horizontes para seguir além do óbvio e trabalhar um olhar singular”, esclarece Priscila Tressino. Dentro de uma roupagem atual, ela explica que um exemplo bastante praticado é a aplicação de molduras retas e monocromáticas, assumindo um viés mais moderno. “Substitui muito bem aqueles ‘rococós’ com flor-de-lis dourados que são típicos do clássico”, completa.

De modo geral, a paleta de cores e a escolha dos materiais exercem o papel mais importante no resultado, mas outros diversos pontos de contrastes podem ser trabalhados, como a mistura de texturas, o novo com o antigo, o simples e o elaborado e as formas retas e orgânicas. “O principal é definir aquilo que se sobressairá, bem como o conjunto que será visualizado em segundo plano”, determina Bernardo.

Inspirado no banheiro da designer italiana Donatella Versace, o lavabo preto promove um mix entre o contemporâneo, o clássico e o barroco. Dourados ornamentam a parede com fundo escuro. O móvel pautado no estilo barroco e tom dourado foi a base eleita para receber a cuba de apoio de cerâmica ornamentada por florais na mesma cor. Para completar, um lustre de cristal (Foto: Henrique Ribeiro)

Para quem deseja inserir pitadas de clássico no moderno, os profissionais enumeram como a decoração pode ser trabalhada:

  • Materiais nobres como mármore, seda, cristal;
  • Mobiliário clássico como cadeiras, poltronas, marcenaria provençal e peças herdadas que possam ser revitalizadas;
  • Adornos: boiseries, lustres e vasos de cristal, estampas românticas com motivos florais e de arabescos, tapeçaria, papel de parede, metais nos tons dourado ou de latão (incluindo os puxadores, gradis e torneiras/misturadores e outros acessórios para cozinhas e banheiros).

Longe de investir apenas no preto e branco, eles ressaltam que a criatividade e disposição são fundamentais para quem procura um décor com mais de uma identidade. A medida certa para aplicação dos itens resulta em projetos com personalidade única.

Deixe um comentário