SELF SAúDE

DICA! Descubra como se recuperar da loucura chamada final de ano

Estresse e colesterol podem aumentar nesta época do ano

Férias escolares, festas de família, confraternizações no trabalho, viagens e compromissos extras. Com a chegada do verão, a rotina muda e as tarefas aumentam. A correria de fim de ano faz com que a agenda aperte e o estresse apareça. Aliado aos alimentos gordurosos, típicos das festas deste período, o problema pode se agravar em quem já possui complicações cardíacas. A dica dos médicos é se organizar, tomar muita água, consumir alimentos leves e manter os exercícios.

Na emergência do Hospital Cardiológico Costantini, em Curitiba, o número de atendimentos relacionados ao estresse aumenta nesta época do ano. “As pessoas acabam deixando tudo para a última hora e, muitas vezes, não conseguem resolver. Aí acabam elevando seu nível de estresse e aumentando os riscos cardíacos”, relata o cardiologista Everton Dombeck. “Também é comum que nesta época aumentem as angústias e conflitos internos, pois estamos todos sobrecarregados, querendo finalizar projetos nem sempre possíveis, frustrados com algo que não deu certo ou ansiosos por novos desafios. Com uma carga maior de atribuições, o estresse pode desencadear situações mais preocupantes, como depressões e arritmias cardíacas”, lembra o médico.

Segundo o especialista, os motivos que levam a maiores riscos cardíacos estão na falta de organização pessoal, no consumo de alimentos não saudáveis e na redução de exercícios físicos. “Nas férias, muitos deixam de fazer exercícios e acabam exagerando na ingestão de alimentos gordurosos e com muito sódio. As festas de fim de ano são propícias para sair da dieta, elevar os níveis de colesterol e desencadear doenças pré-existentes, como diabetes, pressão alta e aterosclerose, que é o acúmulo de gordura nas paredes arteriais.”

Cuidados no fim de ano:

Abusar de frutas, verduras e legumes;

Evitar alimentos industrializados, como molhos e pimentas;

Não consumir sal em excesso;

Proteger-se do sol;

Tomar muita água;

Evitar cigarro e bebidas alcoólicas;

Exercitar-se.

Deixe um comentário