Surrealismo pop de Rafael Silveira ganha exposição individual no MON
O paranaense Rafael Silveira inaugura nesta quinta-feira, no Museu Oscar Niemeyer, a individual Circonjecturas. Com curadoria do sócio-fundador da galeria Choque Cultural (SP), Baixo Ribeiro, a exposição reúne cerca de 50 obras, entre instalações inéditas, objetos cinéticos, molduras que se transformam em esculturas, bordados-objetos, além de pinturas, desenhos, gravuras e projeções.
Leia o perfil de Rafael Silveira em: Artistas locais e as experiências fora do Brasil
O trabalho do artista já ilustrou algumas das principais revistas brasileiras e publicações internacionais, como as americanas Juxtapoz e Hi-Fructose e a francesa Hey!. Rafael Silveira já expôs em São Paulo, Nova York, Londres e Milão, e suas obras figuram em importantes coleções privadas e institucionais, como a do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
“Circonjecturas não é uma exposição óbvia e não se encaixa em definições simplistas”, afirma o curador, Baixo Ribeiro. “Sua complexidade responde à vigorosa investigação de linguagens que Silveira imprime ao seu trabalho.”
Juliana Vosnika, diretora-presidente do MON, ressalta: “Suas obras contêm aspectos lúdicos e inusitados, além da cenografia pensada para criar uma atmosfera que envolve o visitante a participar das obras, entrar e interagir com as instalações e com a paisagem gráfica que toma conta do espaço expositivo”.
Circonjecturas – Rafael Silveira
Abertura: quinta-feira (11), às 19h, com entrada franca.
Em cartaz até 6 de agosto de 2017. De terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Ingresso: R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada).
Entrada franca às quartas-feiras. Na primeira quinta-feira do mês, o horário é estendido até as 20h, com entrada gratuita após as 18h. Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada franca.