Qual é a sua razão de ser?

“Você sabe o que significa ikigai?”, perguntou-me entusiasmado Fred, um amigo que trabalha com design de negócios.

Apesar dos mais de vinte anos que tenho dedicado ao estudo da cultura oriental, eu nunca ouvira essa expressão, que teve origem na  ilha de Okinawa, na Japão,  e que pode ser traduzida como “razão de ser”.

Os habitantes de Okinawa denominam ikigai aquilo que determina a percepção profunda sobre o valor de nossas vidas e o legado que pretendemos deixar.

Ao entender do que se tratava, fui imediatamente tomado por um sentimento de alegria e gratidão, percebendo a importância que esse conceito traria para a minha vida – transformando para sempre a forma como vivo e me relaciono.

Ikigai é uma filosofia que nos desafia a viver sob o sentido de conexão total entre quatro grandes questões da nossa existência: o que amamos fazer; aquilo que sabemos fazer muito bem; aquilo que somos pagos para fazer; e aquilo que é bom para o mundo. Somente quando essas quatro questões estão alinhadas um ser humano encontra seu ikigai.

É relevante destacar que, em média, menos de 10% das pessoas no mundo compreendem o verdadeiro sentido de suas vidas. Dentre elas, em torno de 10% estarão realmente comprometidas em realizar seu propósito.  

Isso significa que somente 1% das pessoas está vivendo em ikigai! Ou seja, menos de 1% das pessoas no planeta encontraram sua razão de  ser.

E por que seria relevante investir tempo, recursos e inteligência para encontrar a sua razão de ser? Porque as pessoas que encontraram seu ikigai se tornam capazes de viver vidas plenas, produtivas e harmoniosas.

Essas pessoas se tornaram mais resilientes, estando aptas a se levantarem de forma menos traumática dos tombos e crises da vida, sem perder muito tempo com o famoso “mimimi”.

Curiosamente, em Okinawa as pessoas vivem em média cem anos.  O ikigai é um dos elementos que justificam tamanha longevidade.

Desde que introduzi no Brasil a filosofia e a metodologia de coaching Ikigai, tenho testemunhado pessoas ressignificando quem são, o que fazem e o que esperam para suas vidas.

Qual é a sua razão de ser? Você já encontrou seu ikigai?

Deixe um comentário