TOPVIEW

PPT 2023: Educador(a) – Educação Inclusiva do Ano

Profissionais de educação inclusiva desempenham um papel fundamental na sociedade, promovendo igualdade de oportunidades e garantindo que todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou limitações, tenham acesso a uma educação de qualidade,. Conheça os destaques do PPT 2023 nesse setor

Os finalistas da categoria “Educador(a) Educação Inclusiva do Ano”, do PPT 2023 são agentes de mudança que trabalham incansavelmente para criar ambientes educacionais inclusivos, adaptando estratégias e metodologias para atender às necessidades individuais de cada aluno. Esses profissionais são defensores da diversidade e da inclusão, oferecendo suporte emocional e pedagógico, colaborando com outros profissionais e famílias, e capacitando os alunos a desenvolverem todo o seu potencial. Com empatia, respeito e dedicação, eles são responsáveis por construir uma sociedade mais justa e acolhedora, onde todos os indivíduos tenham a oportunidade de aprender e crescer juntos. Confira:

Há cerca de 40 anos, Gilciane Baggio Ortolani atua em escolas e há 12 anos se dedica a gerir o Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Amélia, uma escola social que atende gratuitamente mais de 100 crianças da comunidade do Jardim Gabineto, em Curitiba (PR). A profissional iniciou sua trajetória na educação como aluna e atleta, alcançando a Seleção Brasileira de Handebol. Inspirada por seu técnico, decidiu seguir a carreira docente. Com graduação em Licenciatura em Educação Física, buscou especializações em Gestão Escolar, Psicopedagogia e Educação Infantil. Apesar de ter lecionado em diferentes níveis de ensino, encontrou sua paixão na Educação Infantil. Com amor, dedicação e alegria, ela acolhe não apenas as crianças, mas também suas famílias, contribuindo para o desenvolvimento adequado e de qualidade. Reconhecendo as oportunidades e vidas que atravessaram seu caminho, ela se considera realizada e feliz por sua contribuição no desenvolvimento das crianças.

Eliziane Gorniak, diretora do Instituto Positivo, é uma profissional com uma ampla trajetória na área social e educacional. Com mestrado em Sustentabilidade e Gestão Ambiental, pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior e graduação em Educação Física, ela possui uma sólida formação acadêmica. Eliziane também teve uma atuação significativa na coordenação de incentivos fiscais para a área da Infância e Adolescência na Federação dos Bancos – Febraban, assim como na expansão de um projeto social regional de Educação Emocional em 12 países da América Latina. Além de seu trabalho profissional, ela é voluntária em conselhos consultivos de OSCs em Curitiba, conselheira eleita do Conselho de Segurança de seu bairro e acumula experiências de voluntariado na África.

A profissional é mestre em Artes Visuais, especialista em Educação Especial e Inclusiva, e graduada em Educação Artística/Desenho. Há 17 anos, Diele Santo atua como professora-pesquisadora, desenvolvendo metodologias de ensino de arte acessíveis para estudantes com deficiência visual. Em 2012, ela idealizou o projeto Ver com as Mãos, com o objetivo de proporcionar acesso às diversas linguagens artísticas para o público com deficiência visual. Hoje, o projeto é independente e liderado pelos próprios jovens cegos e com baixa visão que foram beneficiados. Atualmente, a profissional dedica-se a ministrar cursos de formação continuada para docentes no Centro Estadual de Capacitação em Arte Guido Viaro, vinculado à Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Citados pelos jurados

Ana Maria de Lima Zem; Ana Regina Caminha Braga; Andréia Calabria; Carla Cristine Braun; Carla Delponte; Celina Delmonaco; Celso Hartman; Deyse Campos; Edward Matkin; Eliziane Gorniak; Emanuel Fernando Cochinski; Fábio Cordeiro; Fátima Alves da Cruz; Felipe Braga Cortes; Flavia Maoski; Geraldo Peçanha; Gislaine Coimbra Budel; Ivan Rodrigo Reboli; Ivana Pinotti; João Francisco Toso; João Maschio; Kika Miraglia; Luciene de Oliveira; Marcelo da Costa; Maria de Fátima Joaquim Minett; Maria Helena Jansen de Mello Keinert; Maria Lucia Prado Sabatella; Pri Lacerda; Sandra Sueli Mallin; Silvia Rodrigues; Vera Miraglia e Waldirene Bellardo.

Confira também: Educador(a): Educação Básica do Ano

Deixe um comentário