Paralelo musical
QUEM?
Marcelo Sandmann (letrista, compositor, músico e cantor bissexto)
QUANDO?
Curitiba, 1995
COMO?
Marcelo Sandmann sempre foi intimamente ligado à música. Ainda na infância, nos anos 70, entrou em contato com o piano e o violão. Nos anos 90, após muito convívio com músicos locais (especialmente o pessoal do Opinião Pública, um dos nomes do underground curitibano da década anterior), ele optou pela carreira acadêmica e de docente na área da literatura. Mas nunca abandonou o gosto pela música. E foi em outro professor do curso de Letras da UFPR, Benito Rodriguez, que ele encontrou a parceria perfeita. “Benito é um grande pesquisador de toda a história da MPB. Tem uma memória musical fabulosa, sabe tudo do que se fez por aqui nos anos 20 e 30, desenvolveu seu doutorado em cima das obras dos poetas Orestes Barbosa e Catulo da Paixão Cearense”, explica. “Tudo permitiu que a gente desenvolvesse uma grande afinidade”, complementa. Então, há quase vinte anos, a dupla vem compondo obras que integram o repertório de importantes artistas da cidade, como os grupos Fato, Trio Favetti e Molungo, mais os cantores Anna Toledo, Alexandre Nero, Katia Drummond e Rogéria Holtz.
POR QUÊ?
No ano de 2005, a cantora Silvia Contursi organizou um show no Teatro do Paiol para celebrar a obra dos parceiros Marcelo e Benito. De lá saiu a ideia da formação de um grupo fixo para se apresentar nas noites curitibanas, acrescentando recriações (Baden Powell, Lenine, Frank Zappa, Led Zeppelin) a arranjos especiais para as obras assinadas pelos dois professores. Assim surgiu o grupo ZiriGdansk. Nesta primeira década de atuação, a banda foi maturando o repertório próprio, que agora culmina no lançamento de seu álbum de estreia, intitulado No Silêncio da Canção. Composto por 13 faixas inéditas de Sandmann (sendo duas instrumentais e a maioria com as letras assinadas a quatro mãos com Rodriguez), o disco ainda conta com a participação do próprio autor no vocal de uma delas, o pop blues Não Chega.
HEIN?
A temporada vem resultando em ótimos frutos para a obra de Marcelo Sandmann. Além do trabalho com o ZiriGdansk, o professor ainda foi agraciado recentemente com o lançamento de mais um disco. Multi-instrumentista (violões de seis e sete cordas, cavaquinho, rabeca, viola caipira e violoncelo), compositor e integrante das costumeiras rodas curitibanas de choro, Claudio Menandro lançou em julho o álbum Conselho do Bom, no qual divide a autoria de todas as faixas com Sandmann e Rodriguez (neste caso, a dupla fica responsável somente com as letras). “Menandro é mais voltado às influências da música popular clássica brasileira, não tem o peso e a pegada mais forte do grupo”, diferencia Marcelo. “É muito bom trabalhar com estes dois estilos distintos de sonoridade.” E para o mês de agosto, Sandmann ainda prepara o lançamento de mais um livro de poesias, A Fio, sua quarta obra do gênero nos últimos seis anos.
ONDE?
soundcloud.com/marcelo-sandmann
facebook.com/marcelo.sandmannzirigdansk.com.br