Olhar inovador
Como é trabalhar na consolidação da marca de uma empresa de família?
Paulo Bacchi: Me dá muito orgulho dar continuidade a um trabalho que começou em 1976. Os desafios são interessantes e a pressão é maior por ter família envolvida. Mas a minha ida para Miami e a consolidação da nossa marca do zero a líder de mercado em dez anos me deu muita confiança para liderar a operação global desde janeiro de 2013.
Você está globalizando a Artefacto. Que estratégia adotou?
PB: Utilizei a estratégia básica de marketing de luxo: ser o primeiro na lembrança do consumidor (o famoso Top of Mind). A fórmula é complexa e o trabalho é diário. Dar glamour para a marca é o trabalho que não delego a ninguém e é a base de nosso sucesso.
O que, hoje, pode ser definido como design de luxo?
PB: O mundo está globalizado, então as tendências de moda, décor, arte e arquitetura estão extremamente conectadas. Desenho, qualidade e glamour no processo de venda fazem parte desse mundo de marketing de luxo.
Por que o móvel brasileiro faz tanto sucesso fora do Brasil?
PB: O Brasil esteve na moda nestes últimos anos e houve uma exportação de nossa cultura em todas as áreas. Mas ainda é inexpressivo. Talvez o destaque aconteça pelo fato de o móvel não ser uma comodity como toda linha italiana, que se encontra em qualquer lugar, e pelo desenho não ser tão orgânico como o que sai do minimalismo europeu.
Você reside em Miami desde 2002. Do que mais gosta na cidade?
PB: Adoro o clima. A segurança foi ponto definitivo para nossa mudança, aliado com o crescimento exponencial da cidade. Nestes 12 anos observei a mudança de um balneário para uma cidade. O ponto principal foi o investimento em cultura, que era a grande deficiência. Hoje somente perde para NY. O número de novos museus e a feira de arte contemporânea mais importante do mundo [Art Basel] e dezena de eventos paralelos deram um boom.
Um diferencial dos profissionais curitibanos é…
PB: Profissionalismo e simpatia. Segredo de sucesso presente na maioria dos profissionais curitibanos. Parabéns a todos.
Funcionalidade ou estética?
PB: Um não pode viver sem o outro.
Uma peça ícone do design mundial.
PB: Chaise Rio, de Oscar Niemeyer.
EVENTOS