O poder visual do rosto

Segundo estudos, o rosto é responsável por 75% da imagem que transmitimos, o que o torna uma referência visual poderosa sobre nós. Visage significa rosto em francês. E visagismo é a arte usada para evidenciar o rosto utilizando recursos estéticos como maquiagem, corte e tonalidade de cabelo.

Dentro do visagismo, trabalhamos com os chamados temperamentos universais: colérico, sanguíneo, melancólico e fleumático. Essas características são percebidas conforme as qualidades físicas e tais traços podem ser evidenciados ou harmonizados.

Algumas pessoas têm características mais fortes e relevantes na sua imagem e por vezes é necessário suavizá-las. A cor dos cabelos e o corte ajudam a criar uma mensagem de mais acessibilidade.

Uma superexecutiva com um chanel clássico pode se tornar mais jovial e acessível com uma franja, por exemplo. Outras pessoas têm características mais dóceis e é preciso colocar mais forma visual em seu escopo, justamente num efeito contrário ao exemplo anterior.

Da mesma forma que usamos as cores a nosso favor no vestuário, no visagismo podemos usar os tons dos cabelos e maquiagens num exercício que parece óbvio, mas é sutil. O visagismo é a arte que complementa a beleza e a impulsiona para as suas características reais, que às vezes deixamos negativar.

Vem ao encontro da macrotendência da despadronização, entendendo cada ser humano como único. Expressar isso é encantador.

Em muitos momentos da nossa vida, temos o entendimento claro sobre nós mesmos, mas sentimos dificuldade em transmitir. Como é que podemos querer que os que estão à nossa volta entendam e percebam nossas qualidades e nossas intenções? Do ponto de vista do profissional do visagismo, é sempre necessário entender o que a pessoa quer expressar e trazer para fora dela essas características que estão lá, guardadas em sua essência.

O comportamento também é analisado quando aplicamos a técnica. Assim, se uma pessoa quer mais impacto na sua imagem, o visagismo pode lhe indicar as cores ideais para o seu make e cabelo. E também as que devem ser evitadas. Portanto, o visagismo é uma possibilidade que podemos usar a nosso favor para conferir maior precisão e visibilidade à nossa imagem. E aí, você já foi ao visagista hoje?

 

Deixe um comentário