Novo documentário de Aly Muritiba mostra dia a dia de carcereiros
Antes de se tornar diretor de cinema, o curitibano Aly Muritiba trabalhou como agente carcerário por sete anos em uma prisão do Paraná. Em A Gente ele volta ao seu antigo trabalho para reencontrar os colegas e documentar o cotidiano.
O novo documentário de Aly Muritiba retrata o dia a dia da Equipe Alfa, um grupo de agentes carcerários formada por 28 pessoas, homens e mulheres de origens e formações distintas, que fazem a guarda e custódia de cerca de mil criminosos numa penitenciária brasileira.
A Gente é a terceira parte da série de filmes que Aly Muritiba apresenta sobre o cotidiano das prisões brasileiras, após os curtas A Fabrica (2011) e Pátio (2013). O longa foi selecionado para os festivais Dok Leipzig (Alemanha), Festival Internacional du Film d’ Amiens (França) e no Festival do Rio (Brasil).
O documentário faz parte do Circuito Cultural Ademilar. Uma iniciativa que busca valorizar as manifestações culturais apoiando projetos diversos de teatro, cinema, literatura e música, fortalecendo o mercado cultural de Curitiba.