Novidades em 4 rodas

Mais de 750 mil apaixonados por carros se reuniram em São Paulo, de 30 de outubro a 9 de novembro, na 28ª edição do Salão Internacional do Automóvel, que teve como grande tendência as SUVs compactas. Entre os destaques estiveram o Jeep Renegade, que será produzido no Brasil a partir do ano que vem; o Honda HR-V, a ser fabricado em Sumaré (SP) e o Peugeot 2008, que chegarão às lojas brasileiras em 2015; o Discovery Sport, que também chegará ao Brasil ano que vem, importado do Reino Unido pela Jaguar Land Rover; os T6 e T5, da Jac Motors; e o Kicks Concept, protótipo apresentado pela Nissan, mas que servirá de base para o desenvolvimento de um modelo inédito, cuja produção deverá ocorrer no Brasil.

Uma das maiores apostas das montadoras, além da forte presença das SUVs, foi o “luxo de entrada”, carros com valores a partir de R$ 90 mil, como o Mini Cooper 2015, o Cooper S Exclusive Navi e o Cooper S Top. Além disso, os visitantes puderam conhecer modelos como o Chevrolet Corvette Stingray, o AMG GT e o Ford Mustang, que será vendido oficialmente no país pela primeira vez. Um dos carros mais admirados do evento foi o Porsche 918 Spyder, superesportivo com preço estimado em R$ 4 milhões e que teve, segundo a empresa alemã, três interessados que fizeram propostas de compra.

Também chamaram atenção carros-conceito como a Toyota, que apresentou o FCV, movido a hidrogênio, e o esportivo FT-1, que servirá de inspiração para novos modelos da marca. Carros híbridos e elétricos contabilizaram 25 modelos, provando que a sustentabilidade e geração de energia limpa são o caminho para a indústria automobilística.

 

INDÚSTRIA NACIONAL E FÃS FEMININAS
De acordo com Juan Pablo De Vera, presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento, os 150 lançamentos da edição deste ano – que contou com 84 expositores representando 41 marcas com 547 veículos expostos, contra 505 do Salão anterior, de 2012 – reforçaram o papel do Salão do Automóvel como importante plataforma de estímulo à indústria e ao mercado automobilístico nacional. “A recente vinda de novas fábricas para o Brasil somente comprova esta tendência”, acredita De Vera.

Para Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o Salão do Automóvel 2014 foi mais uma prova da paixão do brasileiro por automóveis. “Esta edição deixou claro que o Brasil não possui mais veículos considerados ‘pé de boi’ ou ‘carroças’, pois até as versões mais básicas possuem alto nível de tecnologia e itens de segurança e conforto que já vêm de série”, analisa.

Outro ponto marcante desta edição foi o aumento da visita feminina na feira: 240 mil mulheres visitaram o Pavilhão do Anhembi. Um aspecto altamente positivo se considerarmos que atualmente elas respondem por 70% da decisão na hora de escolher um automóvel.

*Coluna originalmente publicada na revista impressa de dezembro de 2014

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