Luxo em alto-mar

por Angela Antunes

Sucesso no mar e também no mundo dos negócios. Aconteceu entre 25 e 30 de setembro a 17ª edição do São Paulo Boat Show, maior evento náutico da América Latina. Neste ano, o evento encerrou sua programação com mais de 50% das embarcações expostas ou encomendadas já vendidas, sem contar os negócios fechados no período pós-feira. O preço de todos os modelos expostos em 2014 somaram nada menos que R$ 140 milhões.

Mais de 100 expositores levaram ao público novidades entre lanchas, veleiros, infláveis, caiaques, acessórios e equipamentos para atender aos mais diversos perfis de consumidor. “Indiscutivelmente, o São Paulo Boat Show cumpriu novamente neste ano a missão de impulsionar o mercado náutico”, garante Ernani Paciornik, organizador do evento, que proporcionou ao público visitante a chance de adquirir lanchas de R$ 29 mil, até luxuosos barcos de R$ 7,8 milhões. “Esse segmento cresceu e está forte no mercado. O setor náutico está maduro e por isso não nos intimidamos com a crise”, acrescenta Marcio Dottori, diretor técnico do evento.

Entre os lançamentos, destacaram-se os barcos de pesca, que ganharam mais espaço entre as opções oferecidas em relação ao ano anterior. Entre outros destaques, o tamanho e o design dos modelos foram as características que mais extasiaram o público. O Intermarine 65 entra como o único da categoria de navegação interna no mundo a oferecer quatro confortáveis cabines, sem beliches. Suas linhas fluidas percorrem toda a embarcação, em meio a grandes áreas envidraçadas que não só trazem luz ao interior, mas também permitem um olhar ao mar em toda sua perspectiva. Depois de retornar ao segmento náutico de lazer em 2013, a Intermarine Yachts lançou este ano mais um modelo da categoria, o Intermarine Offshore 48, uma lancha esportiva, porém sofisticada, com acabamento primoroso. Após o lançamento, a presidente do estaleiro, Roberta Ramalho, comemorou o sucesso da edição 2014. “O evento foi excepcional. Tivemos uma visitação muito boa no estande”, conta.

A catarinense Schaefer Yachts, responsável pelo segundo maior barco do evento, trouxe luxo, tecnologia e alto desempenho, em meio a uma preocupação com o design. O Phantom 620 pode ter seu interior assinado pelo estaleiro, pelo seu próprio decorador ou pelo renomado estúdio italiano Pininfarina. A área social é totalmente integrada à plataforma móvel da popa e abriga também um salão principal em dois níveis, ampla sala de estar e cozinha gourmet equipada.

A tecnologia também ganhou peso nesta edição do São Paulo Boat Show. A Raymarine, por exemplo, mostrou pela primeira vez a sua nova linha de GPS multifunções de 9 e 12 polegadas, com telas totalmente touchscreen. A empresa, ao lado da Simrad e Humminbird, também apresentou sondas subaquáticas, que são capazes de mostrar tudo o que está abaixo do barco por meio de imagens em alta definição. Segurança, tecnologia e design de mãos dadas.

 

DESEJOS ALÉM DO MAR
A edição 2014 do São Paulo Boat Show contou com um ambiente especial, que deu ainda mais peso às novidades do mundo náutico. Nomeado “Espaço dos Desejos”, o local foi ponto de encontro de grandes marcas e apresentou ao público majestosas novidades em diversos outros setores de luxo. Pela primeira vez, um avião foi exposto na mostra – o P68R, da Vulcanair. Ideal para voos executivos, o item roubou a cena durante a mostra. O espaço contou ainda com lançamentos da linha de automóveis esportivos 2015 da Mercedes, helicópteros B4 com duas turbinas, eletrônicos e outros serviços especializados. Tudo para que a lista de desejos dos amantes das supermáquinas vá muito além.

 

Deixe um comentário