Duas voltas ao mundo

Editado por Newton Gomes  com reportagem de Greyci Casagrande

Quase duas voltas ao redor do mundo pela linha do Equador. Esse é o tamanho do percurso da Volvo Ocean Race, a maior e mais tradicional regata de volta ao mundo, que desembarcou em Itajaí, Santa Catarina, no dia 5 de abril para a etapa brasileira da competição.

A chegada das equipes em solo catarinense teve gostinho especial: André ‘Bochecha’ Fonseca – único navegador brasileiro na disputa – conquistou o segundo lugar na linha de chegada com o time espanhol MAPFRE, do qual faz parte. E não para por aí: essa etapa se concretizou como a mais longa da Volvo Ocean Race até então. Foram quase 13 mil quilômetros entre a Nova Zelândia e o Brasil.

Milhares de torcedores lotaram a Vila da Regata, complexo montado no Centreventos Itajaí, que fica na região turística conhecida como Costa Verde e Mar. “Foi incrível essa recepção. Não sei como retribuir o carinho do público. Fizemos um resultado especial e mostramos nossa evolução na Volvo Ocean Race”, disse André.

Os quatro barcos que chegaram à cidade catarinense terminaram a prova muito próximos, com menos de uma hora de diferença, mas a vitória foi do barco árabe Abu Dhabi Ocean Racing, que permanece em primeiro lugar geral na disputa.

Natural de Florianópolis, Bochecha representa o Brasil na edição 2014-2015 ao lado do treinador Joca Signorini, o velejador carioca com o maior número de participações na competição (três como atleta e agora como coach). E na equipe de Joca, a Team SCA – predominantemente feminina – também há uma brasileira de coração: a holandesa Carolijn Brouwer, que morou 14 anos por aqui.

 

 

Diversas atrações foram preparadas para o público que passou pela Vila da Regata durante os 17 dias do evento. Entre elas, o Volvo Ocean 65 Cross Section, uma réplica em tamanho real do barco usado pelos competidores que reproduz todas as áreas internas da embarcação. Teve shows com artistas locais, feira gastronômica (com a culinária de todos os países onde a regata terá paradas), palestras com diversas personalidades e até Planetário.

As crianças aproveitaram o Espaço Kids, com oficinas e brinquedos temáticos, e Marejópolis, uma minicidade construída para pequenos de 6 a 14 anos com aulas com orientações sobre o trânsito.

Essa foi a segunda vez que Itajaí sediou uma das etapas da Volvo Ocean Race. Em 2011-2012, 250 mil pessoas prestigiaram a competição que desde 2001 é patrocinada pela Volvo. No total, as equipes percorrerão até junho 71.745 quilômetros, quando chegam a Gotemburgo, na Suécia, destino final. Até lá, os competidores passarão ainda por países como Estados Unidos, Portugal, França e Holanda.

 

Deixe um comentário