TOPVIEW

Como parar de roer unha? Especialistas dão dicas

A prática ruim atinge cerca de 30% da população mundial e pode trazer muitos danos à saúde. A especialista Luzia Costa dá dicas para combater o hábito

O mau hábito de roer as unhas pode desencadear uma série de impactos negativos na vida de uma pessoa. Nervosismo, ansiedade, fome, insegurança, tédio ou até mesmo decepção são alguns dos motivos que estimulam a prática.

“A unha e a pele são nossa proteção contra bactérias e doenças externas, quando removemos uma cutícula, por exemplo, automaticamente estamos rompendo a proteção. Dessa forma, ficamos expostos a inúmeros perigos”, alerta Luzia Costa, fundadora da Beryllos, rede de cuticularia do Brasil.

O vício pode provocar ainda graves problemas gastrointestinais como esofagite infecciosa, gastrite, e até prejudicar a dentição, a musculatura do maxilar e a articulação. Além desses, o ato de levar a mão à boca deixa a pessoa mais exposta a outras bactérias que podem desencadear doenças futuras, H1N1, diarreia, hepatite A, caxumba, rubéola, sarampo e muitas outras.

Estudos comprovam que 30% da população mundial têm esse hábito. Pensando nisso, Luzia lista cinco dicas para parar de roer unha.

1: Identifique os momentos que despertam a mania

Nada melhor do que o autoconhecimento. Saiba identificar o momento exato que desperta a vontade de roer as unhas. Esse é o primeiro passo para saber se o hábito está relacionado a problemas no trabalho, na vida pessoal e assim por diante.

2: Roer as unhas é um alerta

Muitas pessoas associam a prática com ansiedade. Estudos mostram que pode estar relacionado, mas que esse sentimento não é o único que desencadeia essa compulsão. Ansiedade, tédio, estresse, tristeza, tudo isso pode interferir de maneira direta no costume. Procure um médico ou especialista para fazer um acompanhamento.

3: Balas e chicletes sempre à mão

Mastigue um chiclete, bala ou algo do gênero. Mudar o foco é importante principalmente em momentos de ansiedade ou incertezas. Quando estiver em uma posição difícil, respire fundo e tente controlar suas emoções.

4: Tenha um kit manicure por perto

Toda vez que você pensar em roer as unhas, tire da bolsa um kit desses, use tesoura e lixas. Com o hábito de lixar ou cortar, amenizamos a ação de roer. Tente manter sua mão longe da boca. Importante: não compartilhe seu kit com ninguém, isso pode acarretar em problemas de saúde.

5: Hidrate a mão

Esse truque é ótimo. Mantenha sua mão hidratada, se possível 24 horas por dia. Quando você sentir vontade de roer a unha vai lembrar que sua mão está com creme e a chance de finalizar a ação será mínima. Além disso, mantenha as unhas feitas, o que aumenta a chance de não levar a mão na boca para não estragar.

Deixe um comentário