Mudança de temperatura impacta na saúde dos cabelos
A chegada do outono e a aproximação do inverno derrubam as temperaturas e também podem influenciar na saúde dos cabelos. Queda dos fios e ressecamento são os principais sintomas de que é preciso cuidados extras para manter a hidratação durante o clima mais ameno.
LEIA TAMBÉM: Relaxamento! 3 técnicas de meditação para dormir melhor
“A água quente do chuveiro acaba removendo a proteção natural dos fios levando ao ressecamento e à quebra da haste capilar”, aponta a Patricia Rondon, farmacêutica e professora do curso de Tricologia do Centro Universitário Internacional Uninter.
Por outro lado, as altas temperaturas dos banhos favorecem o surgimento de caspas e acumulam sebo no coro cabeludo, deixando-o mais oleoso e propenso às irritações.
“Além disso, o ar seco e os ventos gelados podem deixar os cabelos estáticos e sem vida. Por isso, acaba sendo super importante que a gente ajuste os cuidados diários. Justamente para trazer mais vida, mais saúde e um aspecto mais agradável para os fios de acordo com as necessidades”, diz a professora.
Tratamento
Um tratamento preventivo equilibrando shampoos para raízes oleosas, pontas secas e contra quedas capilares pode ser uma saída para controlar os danos causados pelo frio e ainda impedir a alopecia. Confira outras dicas a seguir:
Para ajudar na penetração das substâncias nas cutículas, massagens com hidrantes podem ser uma saída;
Não exagere na quantidade de produtos. Eles acabam influenciando no resultado da saúde capilar;
Procure usar produtos adequados ao seu tipo de cabelo e pele;
Dê preferência a lavagens do cabelo com água morna ou fria. Enxague bem e use um protetor térmico para selar as cutículas ao utilizar o secador;
Siga um cronograma capilar prevendo lavagens, hidratações e finalizações com óleos;
Manter hidratação e alimentação saudável também ajuda na saúde capilar;