5 cuidados para manter suas roupas de cama sempre impecáveis
Responsáveis por proteger o colchão e proporcionar mais aconchego e comodidade às noites de sono, as roupas de cama são imprescindíveis para o dia a dia. No entanto, devido à constância de uso e frequência de lavagem, as peças podem ter sua qualidade reduzida e aparência comprometida, mesmo com pouco tempo de uso.
De acordo com Camila Shammah, gerente de produtos da Camesa, marca especializada em desenvolver e comercializar artigos de cama, mesa e banho, com alguns cuidados básicos é possível deixá-las conservadas por muito mais tempo.
5 cuidados para manter as roupas de cama sempre novas
Conheça os tecidos
“Saber a forma correta de manusear cada tipo de roupa de cama faz toda a diferença. Além disso, é preciso ter em vista que o tipo de fibra influencia em sua durabilidade – as de origem natural costumam perdurar mais”, comenta.
Atente-se à etiqueta
Quando o assunto é manter as peças com aquele aspecto de novo, o passo número um é se atentar à etiqueta. Segundo a especialista, por meio dela é possível identificar a sua composição, o que permite ter uma ideia da qualidade e também saber as instruções de lavagem. “Assim fica mais fácil saber os cuidados recomendados pelo fabricante e se o material pelo qual o item é confeccionado é de maior ou menor durabilidade, levando em consideração o tipo de fibra”, pontua.
Não deixe a sujeira por muito tempo
Outra dica para quem quer preservar as roupas de cama por muito mais tempo é realizar a remoção de sujeiras o mais rápido possível. Camila afirma que, quanto mais tempo a mancha ficar no tecido, mais se impregnará nas fibras e, por consequência, mais difícil será a sua remoção, comprometendo a sua qualidade.
Cuide da secagem
A forma de secagem também é essencial para a qualidade dos itens. “Secar diretamente ao sol não é recomendado a nenhum tecido. Isso porque a ação solar pode desbotar as roupas”, alerta. Portanto, para a gerente de produtos, o ideal é secar sempre ao ar livre, em ambiente ventilado e com luz indireta, evitando o uso de secadoras, que também desgastam as fibras.
Não esqueça da armazenagem
Por último, mas não menos importante, o modo em que a peça é guardada é um outro fator que determina a sua longevidade. “Peças de malhas pesadas, por exemplo, podem se deformar e esticar se forem penduradas, sendo mais indicado dobrá-las. Já as que possuem detalhes delicados, como bordados, estarão mais protegidas se mantidas do avesso, o que evita fiapos e danos ao tecido”, conclui a especialista da Camesa.