SELF

Uma mão lava a outra

O programa Câmbio Verde beneficia milhares de pessoas na capital paranaense

“Uma mão lava a outra.” Com certeza você já se deparou com essa expressão, seja nos desenhos infantis ou em alguma situação do dia a dia. O significado dela é muito parecido com o que vivenciamos no Projeto Luz: uma pessoa ajuda a outra. Ao pé da letra, entende-se que uma mão não consegue se lavar sozinha por completo, é necessário o auxílio da outra mão. Dessa forma, a analogia também funciona com pessoas e projetos.

O programa Câmbio Verde, da Prefeitura de Curitiba, atua de forma inteligente e consciente por meio da troca de resíduos recicláveis por frutas e verduras, beneficiando aproximadamente 6 mil pessoas. Através dessa iniciativa, conseguimos abastecer o Projeto Luz de
frutas e verduras. Criado em 1991, o programa possui diversos objetivos, como promover o escoamento de produtos hortifrutis dos pequenos produtores e criar na população o hábito de separar o lixo reciclável e a consciência da destinação correta dos resíduos, além de incrementar a alimentação das pessoas, a fim de que elas tenham ao menos uma refeição no dia.

(Foto: Levy Ferreira | SMCS).

O Câmbio Verde atende a população que recebe até 3,5 salários mínimos e funciona de modo muito fácil: cada quatro quilos de lixo reciclável vale um quilo de frutas e verduras. Dois litros de óleo vegetal ou gordura animal também são trocados por um quilo de alimento. De acordo com o coordenador do programa, Gilberto Hanig, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, existem 103 pontos de troca nas 10 regionais do município e são coletadas 290 toneladas de recicláveis em todos os pontos da cidade. Sem contar as 80 toneladas de alimentos que são distribuídas e beneficiam tantas pessoas, muitas delas pelo Projeto Luz.

Nós coletamos garrafas de vidro em diversos pontos da cidade, como restaurantes, bares e casa de amigos, e todas as semanas trocamos as garrafas nos diversos pontos de troca — superorganizados, diga-se de passagem. A cada quatro quilos de garrafas, recebemos um quilo de legumes ou frutas. “Com o passar dos anos, as pessoas entenderam quais eram os objetivos do programa: alimentação mais saudável, ruas e córregos mais limpos e, o mais importante, sem enchentes”, contou-me Hanig.

Na analogia do “uma mão lava a outra”, o programa Câmbio Verde auxilia o Projeto Luz e, consequentemente, toda a população curitibana. Afinal, não é à toa que Curitiba é considerada uma das cidades mais limpas do mundo e uma das melhores para morar no Brasil.

*Matéria originalmente publicada na edição #233 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário