SELF SUSTENTABILIDADE

LEED Platinum: Portobello Shop Jardim Social recebe super certificação de sustentabilidade

A loja é a primeira do Brasil a receber a LEED Platinum, a melhor certificação da U.S. Green Building Council (USGBC)

A loja Portobello Shop Jardim Social, localizada em Curitiba, no Paraná, conquistou o selo LEED Platinum, a mais alta certificação da U.S. Green Building Council (USGBC), entidade norte-americana que fomenta e certifica projetos e edificações sustentáveis. A unidade, inaugurada em fevereiro de 2023, é a quinta neste nível no Brasil, sendo a única do país no segmento de revestimento cerâmico. O selo também representa o caminho para que a unidade se torne a primeira loja LEED Zero Energy do Brasil.

O LEED é o sistema de classificação de edifícios verdes mais amplamente utilizado no mundo e um símbolo internacional de excelência. Por meio de boas práticas de projeto, construção e operações que melhoram os aspectos ambiental e humano, os edifícios com certificação LEED estão ajudando a tornar o mundo mais sustentável. Os projetos passam por um processo de verificação e revisão e recebem pontos que correspondem ao nível de certificação LEED.

LEIA TAMBÉM: Living in Four Seasons: novo projeto residencial em Las Vegas é puro luxo

A Portobello Shop Jardim Social atingiu o selo Platinum após alcançar 89 pontos no ranking de pontuação. A Portobello Shop Jardim Social obteve a certificação LEED por implementar estratégias e soluções práticas e mensuráveis, incluindo diversas ações, como o uso eficiente de água, com o duplo acionamento de descarga dos vasos sanitários e captação e reutilização de água da chuva – podendo gerar uma redução de até 76% do consumo de água potável na loja. As escolhas de arquitetura da loja tiveram impacto positivo no melhor aproveitamento dos recursos naturais.

Um projeto digno do LEED

A construção foi limpa, utilizando materiais que possuem declaração ambiental e conteúdo reciclado, além do uso de madeiras certificadas com o selo FSC (Conselho de Manejo Florestal), certificação florestal que valida produtos oriundos de bom manejo ambiental. Para reduzir as ilhas de calor na unidade foram utilizados produtos de alta refletância nas áreas externas, como a pavimentação mais clara e o telhado branco. Além disso, 100% dos resíduos da obra foram desviados de aterros sanitários e reaproveitados corretamente.

A unidade teve consultoria de sustentabilidade e engenharia feita pela empresa Petinelli, e é um piloto do projeto Ser + Sustentável = Compromisso, que envolve os esforços do Portobello Grupo em torno de um ciclo mais sustentável, que vai desde a extração da matéria-prima até o varejo, e será um modelo para as outras unidades da rede adotarem práticas sustentáveis. “A partir de 2023, a rede conta com um guia de boas práticas ESG, com recomendações como captação de água da chuva, uso de ventilação e iluminação natural, além de ações voltadas para o social e a governança”, afirma Romael Soso, CEO da Portobello Shop. Todos esses quesitos serão medidos pelo Programa de Excelência, as diretrizes que medem a padronização das lojas da rede.

LEIA TAMBÉM: Do Mystère 20 ao Falcon 8X: conheça a história da marca Dessault

Segundo a U.S. Green Building Council, a certificação é a prova de que os edifícios estão indo além para garantir que o espaço seja construído e operado com o mais alto nível de sustentabilidade. Mais de 185 mil projetos comerciais e institucionais estão atualmente participando do LEED, abrangendo mais de 28 bilhões de metros quadrados de espaço de construção em todos os 50 estados e mais de 185 países e territórios.

“Para o Green Building Council Brasil, a nova loja Portobello em Curitiba representa o que buscamos nesta fase do movimento internacional de green building, onde destacamos o investimento em inteligência de engenharia e arquitetura, viabilizando o ingresso de tecnologia e inovação, maximizando os resultados em eficiência, conforto e sustentabilidade, e como consequência a certificação. Investindo em projetos e equipes experientes e motivadas, os resultados surpreendem’, destaca Felipe Faria, CEO do Green Building Council Brasil.

Deixe um comentário