Plant Mom: quatro dicas para cuidar das plantinhas da maneira correta e garantir uma vida feliz e longa
O cultivo de plantas ganhou um novo patamar durante e depois da pandemia, e essas “filhinhas” precisam de mais do que somente água e luz para prosperar e ter uma vida saudável. Elas também precisam de um pouco da chamada “limpeza carinhosa” (ou TLC – “tender loving cleaning” como a prática é conhecida mundialmente). Limpar as suas folhas é importante não apenas para um visual mais bonito, como também contribui para a saúde das plantas e no combate às pragas e doenças.
LEIA TAMBÉM: #NOCARBONEMISSION: Ornare reduz em 100% a emissão de carbono na fabricação de seus produtos
As plantas usam a luz do sol para realizar a fotossíntese, processo metabólico que as mantém vivas. Porém camadas de poeiras e sujeiras em suas folhas podem limitar a quantidade de luz que recebem, criando um lugar para a proliferação de doenças e insetos, que aproveitam o local para se esconderem.
Confira quatro dicas essenciais para cuidar das plantas
A poeira é inimiga da fotossíntese
Cada camada de poeira nas plantas e na superfície de suas folhas torna mais difícil que ela receba luz solar. Por isso, é importante usar materiais macios para tirar a sujeira, sem danificar as folhas.
Não esqueça de examinar os caules e o solo
Parte do processo de manter sua planta feliz é limpar os detritos que ficam no solo ou nos vasos. Para fazer isso, raspe suavemente a terra e adeque a recorrência com que você a rega. Assim, é possível evitar algumas doenças, como mofo nas folhas caídas e melhorar o fluxo de ar. Já os caules são o lugar perfeito para os insetos aninharem, pois eles procuram locais aconchegantes. Dessa maneira, lembre-se sempre de procurar por teias e outros sinais de ácaros onde as folhas e o solo/terra se encontram. Se você costuma usar pratinhos embaixo do vaso, esse processo também ajuda a evitar água parada, que pode ser um foco para a dengue.
Se for aguar a planta de noite, é importante secá-la
Regar suas plantas à noite pode não ser o momento ideal, pois elas não conseguem secar tão rapidamente quanto em outros momentos do dia e as folhas molhadas ficam mais suscetíveis a doenças. Assim, caso você encontre uma de suas plantinhas murchas, regue-as imediatamente. Se for à noite, faça o processo mantendo as folhas secas o máximo possível.
Cada planta precisa de um cuidado personalizado
As plantas são diferentes umas das outras e requerem cuidados únicos de acordo com as suas características. Um cacto, por exemplo, precisa de um cuidado diferente da orquídea. Então, o primeiro passo é pesquisar sobre as suas filhas para entender as necessidades particulares delas.