SELF SUSTENTABILIDADE

Food Talk: restaurante Pierre Vegetariano promove talk com consultora de sustentabilidade

Na Rua Visconde do Rio Branco, 1501, no coração de Curitiba, um novo restaurante surge para encantar o público vegano e os apreciadores da alimentação baseada em plantas. O Pierre Vegetariano, de propriedade do casal de empresários Bruno e Luciana Lorenzetti, foi inaugurado em julho último e propõe um buffet que varia todos os dias, a partir de um cardápio plant based, ou seja, à base de plantas, e livre de alimentos de origem animal como leite, ovo e manteiga. Também exclui todo e qualquer produto ultraprocessado e valoriza as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), que têm se tornado uma tendência crescente de consumo nos últimos anos.

Com capacidade para 30 lugares, o Pierre Vegetariano também se destaca pelo preço acessível. O almoço custa R$ 39 por pessoa na modalidade de buffet livre, com sobremesa e bebidas à parte. O restaurante funciona no horário de almoço, de segunda a sábado, das 11h30 às 14h30. “Sentíamos falta de um menu que fosse saboroso e nutritivo, preservando as características dos alimentos e, ao mesmo tempo, que trouxesse novidades gastronômicas para o público”, comenta Bruno. Cada prato é feito com cuidado único, resultando em apresentações que encantam para muito além do sabor.

Algumas opções que têm conquistado os paladares dos frequentadores do Pierre são Mousseline de Mandioca, Escondido de Carne de Jaca, Arancini de Palmito com Esferas de Pimenta Calabresa, Ninhos de Batata com Tofupiry e Sementes de Girassol, Salada Multigrãos de Romã e Bolinho Proteico de Lentilha e Feijão. O buffet diário é variado, com 10 pratos quentes todos os dias, e elaborado para proporcionar o máximo de nutrientes a cada garfada.

Na cozinha

Quem assina os preparos do Pierre é o chef Paulo Sérgio, com formação em Filosofia, Teologia e Gastronomia, também cozinheiro há cerca de 20 anos. Sua relação com a alimentação orgânica e com as PANCs começou muito cedo, especialmente por ser filho de agricultores. “Um dos meus maiores privilégios foi ter tido um contato direto com muitas plantas comestíveis e chás. Assim, aos poucos, fui descobrindo os valores de cada alimento. Hoje, percebo mais ainda que a comida exerce um papel fundamental em nossas vidas, pois o alimento cura”, comenta Paulo.

Em todo esse período, entre estudos, trabalho e atividades pessoais, o chef também se tornou praticante de yoga e admirador da agroecologia. “Trabalhar com alimentos orgânicos e PANCs não só me permite desenvolver técnicas, mas também me faz reviver muitas histórias”, finaliza.

A relação da alimentação plant based e a moda

No dia 12 de novembro, sábado, o Pierre Vegetariano vai promover um talk com a jornalista e consultora de sustentabilidade Ale Farah (@alefarah), das 9h às 11h, com serviço de brunch. A ideia é debater a relação da alimentação plant based com a sustentabilidade do planeta, com a moda e com tecnologias de menor impacto ambiental, ilustrando toda a amplitude desta tendência alimentar. O evento é fechado para convidados.

Vegana há quatro anos, Ale sempre teve interesse em bem-estar, escrevendo matérias em SPAs pelo mundo inteiro. Segundo ela, as mudanças alimentares tiveram início por uma resolução pessoal. “Estava insatisfeita com a minha pele do rosto e notei que piorava quando consumia carne. Até mesmo antes disso, fiz uma entrevista para a Vogue, em Nova Iorque, com uma empresa que fazia couro celular, em laboratório, através do colágeno. Foi uma verdadeira aula que tive com a entrevistada, que me ajudou a abrir os olhos para a questão da carne sob o ponto de vista de saúde pessoal e do planeta também. Sendo uma pessoa voltada à inovação, que olha para o futuro, comer carne para mim é, hoje, muito antiquado”, diz.

Serviço

Quando: 12 de novembro, 9h

Onde: R. Visc. do Rio Branco, 1501 – Centro

Instagram: clique aqui.

Deixe um comentário