SELF SAúDE

Médica ensina a evitar a pele ressecada no frio

Alguns cuidados devem ser redobrados devido às baixas temperaturas. Adriana Schmidt fala sobre precaução

Cuidar da pele é essencial em qualquer época do ano. No inverno, os cuidados devem ser redobrados, em virtude das baixas temperaturas. De acordo com a médica alergista Adriana Schmidt, da clínica que leva seu nome, quatro dicas básicas podem ajudar a evitar a pele ressecada no frio:

– Tomar banhos rápidos e não muito quentes;
– Não exagerar no uso de sabonetes;
Aplicar hidratantes logo após o banho, com a pele ainda úmida;
Evitar roupas sintéticas (que dificultam a ventilação e podem irritar pelo atrito).

Existem também pessoas que são alérgicas ao frio. Nesses casos, a doutora reforça que as medidas de controle ambiental devem ser reforçadas, para reduzir o contato com os agentes alérgenos, que desencadeiam as crises. “No caso dos ácaros (cuja sensibilização é frequente), mantenha a casa arejada, ventilada, sem muitos objetos que acumulem pó, lave as roupas de cama semanalmente com água quente, substitua cobertores por edredons, lavados com maior frequência e com água quente”, diz.

Como recomendação médica primordial, a doutora Adriana Schmidt defende a importância do uso diário do filtro solar, com reaplicação ao menos uma vez ao dia.
A medida evita o envelhecimento precoce da pele e também doenças de pele como o melanoma.

O uso do filtro deve ser feito mesmo nos dias frios, nublados e chuvosos, afinal, “a radiação UV está associada à claridade e não necessariamente ao sol forte – sem contar que, em dias de sol, as pessoas andam mais pela sombra, e em dias nublados temos a falsa sensação de que não há radiação – engano: eles estão lá”, conclui.

SERVIÇO

Clínica Dra. Adriana Vidal Schmidt:  Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 3.901, Ed. Office Life, sl 198/199 Ecoville. Telefone: (41) 3336-2820.

Deixe um comentário