SELF SAúDE

Muito além da balança

Como a nutrologia como pode ser o caminho ideal na busca pela saúde

Você certamente já deve ter ouvido falar sobre nutrologia, mesmo que não faça ideia do que seja. Muitas pessoas pensam na nutrologia e no médico nutrólogo quando querem emagrecer, mas a especialidade vai muito além da balança.

Nutrologia é a especialidade médica que estuda os nutrientes, doenças relacionadas à falta ou excesso deles, além de abranger toda a “jornada do nutriente”, que vai desde a ingestão e a absorção até a excreção feita pelo nosso corpo. Tudo isso faz com que essa especialidade tenha um aspecto preventivo muito forte, além de um olhar integral à saúde.

Assim, um médico nutrológo deve sempre avaliar seu paciente além das queixas que o levam ao consultório. Compreender seus hábitos de vida, identificar possíveis intervenções de melhoria no sentido preventivo de doenças e integrar os nossos sistemas orgânicos é o que torna a área tão ampla e com uma grande possibilidade de impactar positivamente a vida de quem recorre a ela.

LEIA TAMBÉM: Nutrologia na cozinha

No emagrecimento, por exemplo, muito além dos alimentos e medicamentos que podem levar a uma redução de peso. A nutrologia age na modulação de vias metabólicas pensando justamente na manutenção dos resultados positivos. Assim, a abordagem nutrológica irá cuidar do sono, da digestão, da saúde intestinal e de muitos outros pilares que compõem a saúde do corpo.

São necessários no mínimo dez anos entre o começo na medicina e a finalização da residência médica em nutrologia até que o médico possa se tornar especialista na área e, nesse caminho, é necessário muito estudo para que se desenvolva além de peso e gordura corporal, é preciso ter um olhar integral à saúde. Assim, o uso de vitaminas, antioxidantes e suplementos nutricionais deve ser visto como algo com muita ciência por trás e não apenas algo empírico ou sujeito às influências de marketing.

Avaliar os pacientes como um todo e traçar um caminho de melhorias e promoção à saúde me enche de orgulho, bem como essa especialidade que escolhi há 12 anos.

*Matéria originalmente publicada na edição #282 + #283 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário