Mildfulness: 3 dicas para melhorar a imunidade utilizando a prática - TOPVIEW

Mildfulness: 3 dicas para melhorar a imunidade utilizando a prática

Instrutora sênior de Mindfulness dá três dicas para praticar diariamente

230 0
Compartilhe

A prática de atenção plena e meditação são muito utilizadas para a melhora da nossa imunidade, sabia? E neste período de pandemia que estamos vivendo, toda técnica para melhorar o sistema imunológico é válida.

Segundo a instrutora sênior de Mindfulness pelo MTI (Mindfulness Trainings International) Luiza Bittencourt, a técnica é como tomar remédio: se fazer dela um compromisso diário e levar tão sério quanto, ela faz bem tanto para o psicológico, quanto para o físico.

Além disso, de acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, durante a meditação, a enzima telomerase (ligada ao sistema imunológico) tem sua ação intensificada, então a pessoa que medita tem suas defesas ampliadas e consegue lidar melhor com o estresse também.

“Não podemos controlar muitas coisas na vida, mas uma coisa que podemos (e devemos) fazer nesse período de pandemia do Covid 19 é redobrar o autocuidado e fortalecer o sistema imunológico”, pontua Luiza. 

Confira três dicas que a Luiza preparou para ajudar nesse momento delicado e inédito na história do mundo:

Mindful Eating

É sempre bom trazer a atenção para o que seu corpo está precisando nesse momento. Muitas vezes, em momentos de ansiedade, estresse, ou até de tédio mesmo pelas pessoas que estão em casa, as pessoas descontam na comida. E na maioria das vezes consomem besteiras, alimentos sem nutrientes.

Não que a gente não possa comer coisas desse tipo, é claro que podemos, mas é importante pensar no que é melhor para o corpo nesse momento. Nosso corpo é como uma máquina, e é preciso avaliar com qual combustível vamos alimentar essa máquina agora, até para também melhorar nossa imunidade. Fazer escolhas mais conscientes na nossa alimentação diária nesse período é fundamental.

Viver o presente

Aproveitar esse momento para descansar mais, dormir mais (para aqueles fazendo home office) são dicas válidas pois também ajudam a fortalecer nosso sistema imunológico. Esse momento de desaceleração é uma ótima oportunidade para viver o presente e não se preocupar demais com o futuro ou passado.

Praticar o mindfulness todos os dias

Como dito anteriormente, a prática formal de mindful, que é a meditação, é muito importante. As pesquisas já mostram que vale mais praticar todo dia por alguns minutos do que por horas a fio três vezes na semana. Então cinco minutos por dia é realmente melhor do que não fazer.

Além da prática ajudar a fortalecer o sistema imunológico, quando estamos ansiosos e estressados, a nossa amígdala cerebral é ativada, e ela é nosso instinto de sobrevivência.

Como hoje em dia nos sentimos ameaçados por várias razões diariamente, como violência, insegurança, trabalho, economia, agora pelo coronavírus, entre outras coisas, estamos liberando substâncias constantemente no corpo como adrenalina, cortisol, e é por isso que nossa imunidade cai e acabamos adoecendo!

In this article

Join the Conversation