Dicas de cuidado afetivo e familiar para uma terceira idade ativa e saudável
A população brasileira está envelhecendo, e a busca por uma qualidade de vida na terceira idade tornou-se uma prioridade. De acordo com dados recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), a parcela de indivíduos com 65 anos ou mais cresceu de 7,7% em 2012 para 10,5% em 2022.
LEIA TAMBÉM: Menopausa precoce: quando é hora de iniciar o tratamento?
Nesse contexto, o governo federal enfatiza a importância da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, visando promover a autonomia e independência para aqueles com 60 anos ou mais.
Dicas para melhorar a qualidade de vida na terceira idade
Atividade física
A prática regular de exercícios físicos é essencial em todas as fases da vida, mas especialmente na terceira idade. Segundo o Ministério da Saúde, além de proporcionar mais energia e disposição, a atividade física promove autonomia e independência nas atividades diárias. Os treinos de resistência e aeróbicos são fundamentais, trabalhando tanto a força muscular quanto a capacidade cardiovascular.
Alimentação saudável
A alimentação desempenha um papel vital na manutenção da saúde na terceira idade. O conselho é variar os alimentos, dar preferência a produtos frescos do que os ultraprocessados, e controlar o consumo de açúcares e sal. A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e o Ministério da Saúde recomendam distribuir a alimentação em cinco ou seis refeições diárias, mantendo uma rotina de horários.
Saúde mental
Cuidar da saúde mental é tão importante quanto o cuidado físico. A depressão é um desafio para os idosos, representando 13,2% da faixa etária de 60 a 64 anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Investir na saúde mental contribui para minimizar sintomas cognitivos, associados a demências como o Alzheimer e promove o bem-estar emocional.
Neste cenário, a Ágape Sênior, um Benefício Saúde dedicado exclusivamente à terceira idade, se coloca à disposição. Marcello Burattini, CEO e fundador da empresa, destaca: “Ágape Sênior é mais do que um plano de saúde, é um compromisso afetivo com a qualidade de vida e longevidade dos nossos idosos.
Com uma abordagem familiar, nosso cuidado inclui acompanhamento personalizado, acesso a profissionais especializados em saúde geriátrica e uma rede de parceiros comprometida com o bem-estar da terceira idade.”
Ao escolher a Ágape Sênior, o beneficiário tem acesso a uma jornada de cuidado integral, onde a atenção afetuosa se une à expertise em saúde para garantir que cada momento na terceira idade seja vivido com plenitude e alegria.